Translate

DESTAQUE

ENTRETENIMENTO: "Terra à vista!" - Rede Manual realiza vernissage para lançamento de exposição na CASA MANUAL, no MorumbiShopping

Imagem
Exposição reúne trabalho contemporâneo de artesãos portugueses na moda, joalheria, design e outros saberes na CASA MANUAL

Filipa Belo, à frente da Portugal Manual | Foto: Divulgação
Milhares de brasileiros visitam e migram para Portugal principalmente nesta última década. Desta vez, no entanto, serão os portugueses a aportar, mais uma vez, no Brasil. A exposição "Terra à Vista – Brasil volta os olhos para a cultura portuguesa feita à mão", realizada pela Portugal Manual em parceria com a Rede MANUAL, aproxima os dois países pela teia do artesanato contemporâneo. Realizada no Espaço Colletivo + CASA MANUAL, no MorumbiShopping (piso térreo), a mostra fica aberta ao público de 28 de março a 7 de abril, com entrada gratuita.
Para esta exposição foram selecionadas peças de 25 artesãos portugueses dos segmentos de moda, joalheria, casa & design, serigrafia e artigos infantis. São trabalhos únicos criados a partir de diversos materiais como madeira, cortiça, cerâmica, …

Siga @oresumodamoda no Instagram !

MODA: Procura por cursos profissionalizantes de costura e moda cresceu 250% em janeiro


Segundo dados da Fundação Seade e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) divulgados em janeiro, o desemprego na região metropolitana de São Paulo recuou de 18% em 2017 para 16,6% em 2018. Ainda de acordo com a pesquisa, as principais altas do último ano foram registradas entre os trabalhadores autônomos e domésticos.


A busca por profissionalização como forma alternativa de gerar renda está seguindo a crescente, é o que aponta a Sigbol Fashion, primeira e única rede de escolas de moda e corte e costura do país, que somente em Janeiro de 2019 registrou um crescimento de cerca de 250% na procura de cursos, frente ao mesmo período do ano passado. As formações de Corte e Costura, Lingerie e Moda Praia, Personal Stylist e vitrine e Produção de Moda, registraram um crescimento de 138%, 245%, 300% e 360%, respectivamente.


De acordo com o diretor da rede, Aluizio de Freitas, a rede matriculou mais de 18 mil alunos de 2014 para cá. Ele conta que o perfil dos alunos mudou muito desde a fundação da escola. "Em 1980 as alunas eram compostas basicamente por donas de casa e empregadas domésticas que buscavam na especialização, uma forma de realizar o sonho de trabalhar em confecções. Na década seguinte, o setor de confecção e costura passou por uma crise profunda, ninguém mais queria costurar, já que as roupas importadas da China chegaram com valores abaixo do custo no Brasil". E foi depois dos anos 2000 que a costura voltou a ser vista como algo de valor novamente, como segunda fonte de renda ou um negócio lucrativo", conta Freitas. Para esse ano o empreendedor pretende atingir o faturamento de R$ 12,5 milhões e abrir 25 novas escolas.







Sua marca ou seu negócio no site e nas redes sociais !
Informações: oresumodamoda@gmail.com

AS MAIS ACESSADAS DA SEMANA:

ENTRETENIMENTO: Ferrari Flutuando no palco, músico Renato Franchi elogia Drake

GASTRONOMIA: Chef paraense ensina receita de pão mandioca para intolerantes ao glúten

TURISMO: Blue Tree Premium Florianópolis oferece tarifas especiais de Day Use no aniversário da cidade

TURISMO: Blue Tree Premium Alphaville e Noah Gastronomia promovem Wedding Cocktail

BELEZA: Nutriex lança Ovo Unicórnio para a Páscoa

BELEZA: Garnier Nutrisse faz mudança no visual de Paula Amorim

A INTENSIDADE DAS CORES

TURISMO: Cinco motivos para arrumar as malas e conhecer Aruba

ENTRETENIMENTO: "Terra à vista!" - Rede Manual realiza vernissage para lançamento de exposição na CASA MANUAL, no MorumbiShopping

GASTRONOMIA: Stoli Vanil, a combinação perfeita para acompanhar chocolates e ovos de Páscoa!