EM DESTAQUE:

GASTRONOMIA: Quanto custa comer nos melhores restaurantes da América Latina?

Imagem
O Latin America's 50 Best Restaurants traz uma variedade de restaurantes, que satisfazem todos os gostos. Alguns restaurantes mantêm a gastronomia clássica, alguns preferem a contemporânea. Independente do seu tipo, os menus degustação são pedidos ideais para entender o estilo e a personalidade de cada chef. Abaixo nós indicamos o preço dos menus degustação dos dez primeiros colocados da sexta edição, assim como de todos os restaurantes brasileiros que estão na lista, confira:

1º Maido, Lima (Peru) O restaurante em primeiro lugar na Latin America's 50 Best Restaurants 2017, Maido, significa "Bem-vindo" em japonês. A cozinha Nikkei tem influências japonesas e peruanas, transparecendo a personalidade do chef Mitsuharu Tsumura. Ele é considerado o melhor da categoria no Peru pela segunda vez consecutiva. A experiência única trazida pelo chef, em forma de menu-degustação, tem 11 pratos e custa 450 sóis por pessoa (R$ 509,95), sem harmonização.
2º Central, Lima (Peru) O …

GASTRONOMIA: Receita de Espetada Madeirense






Prato português é um dos mais pedidos na Quinta do Olivardo em São Roque no dia 10 de novembro


Espetada madeirense é um prato regional, tradicional e muito saboroso da Ilha da Madeira em Portugal e um dos mais consumidos no dia 10 de novembro, véspera da data que se comemora São Martinho, santo que é conhecido pela sua generosidade.


Tendo apenas 4 ingredientes no seu preparo, a iguaria tem seu sabor inigualável pelo uso do espeto feito de maneira artesanal com o galho ainda verde do Loureiro.


Um prato muito simples de se preparar, mas que tem alguns segredos que Olivardo Sarqui, proprietário da Quinta do Olivardo, e um apaixonado e curioso pela culinária portuguesa, explica que fazem toda a diferença no resultado. "Uso contrafilé, além disso corto o talo do meio da folha de louro, para que não fique nenhum resíduo amargo no tempero", diz.


Outro detalhe que o empresário destaca na preparação da iguaria é o uso do alho por inteiro: "este é um dos raros pratos que se usa a casca no tempero".


A confecção do espeto é semelhante ao apontar de um lápis. A ponta tem que ser bem fina para que a carne deslize com facilidade. Outra dica é na sua montagem: "Em Portugal a gordura da carne é conhecida como flor, então na hora de colocar os cubos, deve-se colocar a flor – a gordura aqui no Brasil – de forma intercalada, uma de cada lado, assim na hora de ir para brasa a gordura envolve toda a carne, conferindo assim mais sabor ao prato", afirma.


Encontrar o espeto pode ser a parte mais complexa da receita. Olivardo diz que "que é raro um vizinho não ter um pé de louro para doar uns galhos, mas informa que nos mercados municipais em geral tem o espeto original, mas caso realmente não encontre, uma solução é a de intercalar folhas de louro entre os pedaços de carne já temperados".


A Espetada Madeirense é um dos pratos mais consumidos na Ilha da Madeira, como por exemplo, em piqueniques e romarias. "O curioso é que as pessoas levam seus próprios espetos e fazem o prato em churrasqueiras comunitárias, formando uma grande família pelos parques da cidade", explica Olivardo.


O ponto da Espetada merece atenção. De acordo com Olivardo, "sempre preparada na brasa ou na lenha, não pode ser muito assada. O ideal é carne ser servida malpassada quase ao ponto".


Os acompanhamentos são: entrada Bolo de Caco e junto da espetada Milho Frito, ambos pratos tradicionais da Ilha da Madeira.


 

Espetada Madeirense

Ingredientes:

1 quilo de contrafilé cortado em cubos

1 cabeça de alho esmagada com casca

2 folhas de louro picadas

Sal grosso a gosto

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes e monte o espeto intercalando a gordura dos lados do espeto.

Leve à churrasqueira por cerca de 8 a 10 minutos, sendo metade do tempo de cada lado do espeto.

Serve 4 pessoas




Espetada Madeirense
Espetada Madeirense
Divulgação
 


Preparo Espetada Madeirense
Preparo Espetada Madeirense
Divulgação

AS MAIS ACESSADAS DA SEMANA:

MODA: T JAMA, muito mais do que pijama, é um estilo de vida!

MODA: T Jama arma meeting pré lançamento

MODA: {EcoFashion} Shaire é lançada e chancela produtos com carbono retirado de fontes poluentes

TURISMO: O Hurb, novo nome do Hotel Urbano, ultrapassa a marca de 1 milhão de seguidores no Instagram

BELEZA: 19 a 25/11 - Black Week da Beleza Yes! Cosmetics

MODA - O charme da estampa print na coleção de inverno da Parizi Jeans

TURISMO: Black Friday na Blue Tree Hotels, diárias e pacotes com até 25% de desconto

GASTRONOMIA: Quanto custa comer nos melhores restaurantes da América Latina?

DECORAÇÃO: Kitchens participa da Casa Cor São Paulo

MODA: Michael Kors inova relógio Best-seller Runway com mostrador laranja e vidro furta cor