GASTRONOMIA: Lançamento do Prato Firmeza 2

Finalista do Jabuti, livro mapeia mais de 30 novos estabelecimentos nas bordas da cidade



No dia 13 de agosto acontece o lançamento do segundo volume do Prato Firmeza: o guia gastronômico das quebradas de SP. A nova versão traz 38 lugares, visitados e avaliados pelos estudantes da Escola de Jornalismo da Énois. Esse número se junta aos 40 estabelecimentos mapeados no primeiro volume, lançado em janeiro de 2017.


Após o sucesso da primeira edição, que ficou em sexto lugar na categoria Gastronomia do Prêmio Jabuti, o Prato Firmeza Volume 2 apresenta um olhar mais aprofundado para a alimentação e explora novas camadas, especialmente no que diz respeito à atenção ao processo na produção dos alimentos dos estabelecimentos mapeados e no propósito da comida, como forma de fomentar arte, conhecimento e afeto.


Entre as novas histórias, está a do Douglas, do Hambúrguer do Chef, que vende hambúrgueres artesanais na porta de uma estação de metrô no Jardim São Paulo e a do Zé do Batidão, com seu bar que abriga o famoso Sarau da Cooperifa, há 15 anos no Jardim Ângela. Já em Itapevi, região mapeada pela primeira vez, está a Francine, que abriu o Rock It!, um bar que uniu todas as tribos da cidade.


Acompanhando a versão impressa, será lançado também uma nova versão do site [http://escoladejornalismo.org/pratofirmeza/]. Com visual repaginado, ele disponibiliza todo o conteúdo do livro e ainda tem um sistema de localização e cálculo da distância de cada lugar, por meio de GPS.


A parceria com o Atacadão, patrocinador da primeira edição do projeto, continua, e neste ano temos também novos parceiros, como a editora Panda Books, que fez a edição e vai cuidar da distribuição e o chef Rodrigo Oliveira, que escreveu o texto de abertura do guia e vai sediar um evento de lançamento no Mocotó, seu restaurante na Vila Medeiros, Zona Norte. Além disso, a turma publicou, em parceria com a TV Folha, a websérie "Comida na Quebrada", que conta a história de quatro gastrônomos mapeados pelo guia. Veja aqui.



Serviço:


13 de agosto, segunda-feira - na Livraria da Vila, às 19 horas

Endereço:  Alameda Lorena, 1731 - Jardim Paulista, São Paulo - SP


DESTAQUES DA SEMANA:

MODA: PICCADILLY apresenta sua coleção Primavera/Verão 2018/2019

MODA: Com sorteio de viagem e um ano de compras, lojistas do Norte Sul Plaza apostam em descontos para aumento de vendas no Dia dos Pais

MODA: Dia dos Pais, Loja virtual oferece óculos com até 60% de desconto

ENTRETENIMENTO: A arte para o bem sem fronteiras

GASTRONOMIA: Fernando Oliveira é o campeão da Seletiva Brasil Mondial Du Pain Puratos