Translate

DESTAQUE

DECORAÇÃO: Design Pet, confira 8 produtos ideais para quem têm um cãozinho em casa

Imagem
Cama Pet C00 de Marcus Ferreira e Amanda Marques para a Carbono: peça desenhada exclusivamente para cachorros. Segundo dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de 53 milhões de cães nos lares do Brasil, o que representa um percentual maior de pets do que crianças nas casas. Essa paixão torna os animais parte integrante das famílias, e os ambientes passam a contar com peças desenvolvidas especialmente para os amigos de quatro patas.
Algumas das ideias que seguem a premissa de um design pet podem ser conferidas na exposição ArchitectureforDogs: Arquitetura para Cães, que abre no sábado, 19, na Japan House em São Paulo (Av. Paulista, 52 – Bela Vista). Outras peças que também são ideais para quem possui cãezinhos em casa podem ser conferidas abaixo:

1. Piso vinílico Life Castanho da Eucatex, indicado para áreas internas. Feito de PVC, a superfície conta com um sutil relevo que cria aderência com as patas dos pets, minimizando a possib…

ENTRETENIMENTO: Mercado Manual realiza edição especial na Pinacoteca no fim de semana, em São Paulo

Com programação diversificada e cerca de 80 expositores, festival acontece em meio a nova mostra "Mulheres Radicais"



O Mercado Manual, festival dedicado à cultura feita à mão idealizado pela Florista Produções, realiza sua 2ª edição na Pinacoteca de São Paulo, Museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Com entrada franca, o evento acontece nos dias 1 e 2 de setembro, das 10h às 18h, com uma lista selecionada de expositores e intensa programação cultural.


Cerca de 80 artesãos contemporâneos e pequenos empreendedores que semeiam a autoria e o fazer manual se reunirão no fim de semana para ocupar a Pina com muito design, moda, decoração, beleza, bem-estar, joalheria, artigos infantis e diversificado menu gastronômico. O Manual na Pina também oferece shows autorais e oficinas sobre manualidades, ambos gratuitos (confira a programação abaixo).


Outro motivo especial para visitar o Mercado Manual na Pina é a celebrada exposição que estará em cartaz no Museu: "Mulheres Radicais: arte latino-americana, 1960 - 1985" – sucesso de crítica em sua passagem pelo Hammer Museum, em Los Angeles, e Brooklyn Museum, em Nova York, que reúne 280 trabalhos de 120 artistas, de 15 países. As obras abordam o corpo feminino como forma de expressão e de crítica social e política num dos períodos mais conturbados da história.


O primeiro Manual na Pina reuniu mais de 13 mil pessoas em novembro de 2017 e a expectativa de público é ainda maior, já que o Mercado Manual se firmou na agenda cultural paulistana como uma importante iniciativa que transcende o universo do consumo consciente e propicia, sobretudo, um ambiente saudável de troca de conhecimento entre designer e consumidor. Apoiar e abrir espaço para os artesãos, responsáveis pela produção autoral em pequena escala, é o elemento condutor do negócio que tem à frente o trio de sócias formado por Karine Rossi, Daniela Scartezini e Patricia Toledo.


Programação cultural


A programação de shows e oficinas prometem tornar o clima ainda mais agradável para quem for ao festival. Além de atividades infantis, realizadas pela Kombi dos Sonhos, que duram o dia todo, o Manual na Pina convida alguns de seus artesãos para realizarem oficinas – as vagas são limitadas e as inscrições poderão ser feitas no evento, com 1 hora de antecedência.


No primeiro dia de MM, às 11h30, João Diel, idealizador da Primeira Folha, comanda a oficina de incensos naturais. Às 14h30, ilustrações artísticas, com Franncine, do Estúdio Luares. No dia seguinte, às 11h30, as oficinas iniciam com a aula de cosméticos naturais, idealizada por Manuela, da Sal do Beija-flor. Durante à tarde, às 14h30, o Coletivo Nalã comanda a oficina de crochê e pompom.


No universo dos shows, quatro bandas estão confirmadas para ocupar a Pinacoteca com uma selecionada curadoria musical, são elas: Mutum, realizada na voz e performance de Jairo Pereira, responsável por unir, de forma íntima e interativa, música e poesia – às 16h, no dia 01. Mais cedo, às 13h, a Banda Strombólica explora em seu espetáculo o fascínio das crianças pelo universo animal.


No dia 02, às 13h, o percussionista Emilio Martins propõe por meio de seu projeto, Entremundos, o resultado sofisticado da fusão de ritmos brasileiros e estrangeiros. Às 16h, é a vez da Banda LaMota encerrar a programação com uma sonoridade acompanhada de influências rítmicas da música jamaicana e brasileira, como samba e frevo, além da transição entre jazz, valsa e tango.



Sobre a Pinacoteca de São Paulo


A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do sé culo XIX até a contemporaneidade. Fundada em 1905, pelo Governo do Estado de São Paulo, é o museu de arte mais antigo da cidade. Ela está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do sé culo XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, que depois passou por uma ampla reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha no final da década de 1990. O acervo original da Pinacoteca foi formado com a transferência de 20 obras do Museu Paulista da Universidade de São Paulo de importantes artistas da cidade como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Antônio Parreiras e Oscar Pereira da Silva. Com o passar dos anos, formou um significativo acervo, com quase 10 mil obras.



Sobre a Rede Manual


A Manual, criada pela Floristas Produções, é uma rede que reúne e empodera pequenos empreendedores e novos criadores, propiciando ambientes de negócios, conhecimento e relacionamento. Trata-se de uma plataforma que incentiva e ressignifica o artesão, o autor, o criador, fomentando a economia criativa e o consumo ético. Composta principalmente por mulheres, a rede acredita no potencial feminino como agente transformador e na capacidade de construção de um futuro melhor através da valorização do trabalho manual.


Para saber mais: www.redemanual.com.br | @redemanual


SERVIÇO

Mercado Manual na Pina

Dias 01 e 02 de setembro

Sábado e domingo, das 10h às 18h

Entrada franca


Pinacoteca do Estado de São Paulo

Praça da Luz, 02 – Luz, São Paulo/SP

Telefone: (11) 3324-1000

http://pinacoteca.org.br

Entrada no museu gratuita no sábado e R$6 (inteira) no domingo. Até 10 anos e acima de 60 não pagam.





AS MAIS ACESSADAS DA SEMANA:

ENTRETENIMENTO: Futura delegada de polícia, Raissa de Albuquerque retorna em ensaio picante para Bella da Semana

TURISMO: Cinco destinos para curtir o feriado prolongado do aniversário de São Paulo

ENTRETENIMENTO: Na sexta (18), Casa Manual recebe Carol Piccin para talk e oficina "Lixo é produto!"

BELEZA: Eudora leva Mariana Xavier, musa inspiração do hit do carnaval, para show especial em Salvador (BA)

MODA: Associação Futurarte lança nova coleção com Ronaldo Silvestre

DECORAÇÃO: Living Coral, a cor Pantone 2019 na decoração de sua casa

BELEZA: Cuponeria anuncia parceria com TRESemmé e oferece brindes para clientes

GASTRONOMIA: Ca’dore celebra aniversário de 2 anos

TURISMO: 5 hospedagens de luxo no Alentejo

ENTRETENIMENTO: Carnaval 2019 | Bloco Ritaleena