EM DESTAQUE:

DECORAÇÃO: Pendentes, cristais, filamento aparente ou painéis de LED ? Saiba mais sobre os produtos que aliam design e iluminação.

Imagem
Com diferentes cores e formatos, produtos proporcionam incidência de luz adequada e ainda contribuem para o design dos espaços


Discretos ou extravagantes, os itens para iluminação têm o poder de dar personalidade para a decoração dos ambientes e estão em alta no design de interiores. São diferentes cores, formatos ou filamentos aparentes que podem transformar uma sala ou quarto simples em um espaço moderno, clássico ou vintage.

O diretor de operações da Blumenau Iluminação, Renan Medeiros, explica um pouco sobre quatro itens que estão em alta. Saiba o que observar na hora da escolha: 

Luminárias pendentes: com a característica de ficarem suspensos e numa altura um pouco mais baixa - que pode ser regulada - com relação ao chão, os pendentes são encontrados em versões unitárias ou com mais de uma lâmpada em uma única luminária. São indicados para sala de estar, de jantar ou cozinha. "Ficam especialmente bons em bancadas e ilhas, dando destaque para esses espaços. Temos desde itens com…

DECORAÇÃO: Tumelero esclarece mitos e verdades sobre a obra

Especialista da rede de materiais de construção explica sobre as dúvidas na hora de construir e reformar


Na hora de construir ou reformar, sempre surgem muitas perguntas e a consulta a especialistas é fundamental para evitar erros.  A arquiteta da rede de materiais de construção Tumelero, Ariane Dutra, desmistifica sete questões recorrentes que surgem durante a obra.

  1. É mais barato construir e reformar sem o auxílio de profissionais da área.

MITO. A contratação desses profissionais é um investimento para a obra ser um sucesso, pois, além de evitar despesas não planejadas, somente um profissional pode emitir documentos que confirmem a segurança da obra. "A não contratação de arquitetos e engenheiros pode gerar gastos para reparar erros que podem aumentar o valor total do investimento", alerta Ariane.

 

  1. Trincas e rachaduras precisam apenas de reboco e pintura novos.

MITO. Para tratar as fissuras de forma correta, é necessário descobrir a causa delas, por isso a contratação do profissional é tão necessária. Pois cada tipo de fissuras, e trincas  tem uma causa e uma forma espefífica de solucionar.

 

  1. A parte de tubulação custa apenas 3% do total da obra.

VERDADE. O orçamento total é pequeno comparado ao total da construção. "Minha dica é investir em produtos de qualidade e profissionais especializados, para evitar gastos extras no futuro", sugere a arquiteta.  

 

  1. Há paredes que não podem ser derrubadas durante uma reforma.

VERDADE. Apesar de serem mais comuns em construções mais antigas, as alvenarias estruturais não podem ser derrubadas, pois o papel delas é sustentar o andar de cima ou então a laje, o que pode comprometer a estrutura do imóvel.

 

  1. Pintar as paredes da cozinha ao invés de revesti-las é anti-higiênico.

MITO. Apesar de facilitar a limpeza e possuir maior resistência, os revestimentos requerem um maior investimento na hora da obra, por isso a tinta é uma opção para quem está buscando economia. A sugestão de Ariane é revestir apenas uma parede e usar tinta para as demais.

 

  1. É necessário comprar pisos e revestimentos com sobra de 10% a 15%.

VERDADE. Durante o processo de instalação, algumas peças precisam de alguns cortes para adaptá-las ao ambiente da forma correta. Isso gera perda de algumas peças. Portanto, comprar 10% a mais caso a instalação seja reta e 15% se for diagonal é a recomendação.

 

  1. Lâmpadas de LED economizam mais 80% da energia elétrica.

VERDADE. As lâmpadas de LED são a opção mais econômica e eficiente do mercado, pois, apesar de exigirem maior investimento inicial, são excelentes para quem deseja economizar dinheiro e energia elétrica no longo prazo.




Imagem Construção 1
Imagem Construção 1
Divulgação IStock



MAIS VISUALIZADAS NA SEMANA:

BELEZA: A colorista Ivete Oliveira fala sobre as tendências de cores dos cabelos para o verão 2019

JET aumenta em 90% o portfólio de clientes de moda

ENTRETENIMENTO: Famosos marcam presença em espetáculo inédito da Turma da Mônica e Hello Kitty, em São Paulo

MODA: Dani Almeida ensina a usar a influência digital para acelerar negócios no Imersão Fashion

DECORAÇÃO: Abertas as inscrições para 20º Prêmio Deca Um Sonho de Banheiro

MODA: Capezio lança coleção em parceria com a bailarina Giovana Puoli

MODA: PICCADILLY explora a tendência Pink em shapes sofisticados e femininos para a Primavera-Verão

MODA: Look de Anitta no The Voice Brasil é tendência

BELEZA: Você sabe o que é desondulação de sobrancelhas?