EM DESTAQUE:

MODA: Mitos Sobre a Moda Sustentável

Imagem
O que é verdade ou mentira no movimento de moda consciente

A indústria da moda é a terceira mais poluente do planeta, muitas marcas estão pensando em como diminuir esse impacto na produção. A MUMO é uma das empresas comprometidas em pensar moda sustentável de forma acessível, mas ainda existem muitos mitos sobre esse movimento e vamos desmistificar em cinco tópicos:
1. A moda sustentável é cara Antes de mais nada, é preciso entender o custo de toda cadeia produtiva, a matéria prima orgânica chega a ser 50% mais cara que uma não orgânica e a mão de obra é remunerada de forma justa, recebendo até 2 vezes mais. Por esse motivo, a moda sustentável se torna um pouco mais cara que outras marcas tradicionais, mas nem tanto quando consideramos todo processo por trás de uma peça.
2. Moda sustentável não tem referência de passarela. Não necessariamente. Certamente existem marcas adeptas do movimento slow-fashion, onde as peças são mais atemporais ou básicas, mas há também outras marcas que se in…

BELEZA: Uso do aparelho ortodônticos em qualquer idade

Preocupação com a estética do sorriso e busca por uma melhor qualidade de vida levam ao aumento do uso de aparelhos


Mulher por volta de 50 anos sentado em uma cadeira de um consultório de dentista sendo atendida por uma dentista, também mulher.


O uso de aparelhos ortodônticos por adultos e pessoas da terceira idade aumentou consideravelmente nos últimos anos. Isso se deve a diversos fatores, como maior preocupação com a estética do sorriso, custos menores do que os praticados anteriormente e até mesmo um visual mais discreto, já que os aparelhos de hoje são mais modernos e se tem a opção de usar ou não as borrachinhas coloridas. Existem casos, no entanto, em que a preocupação em ter os dentes alinhados não está relacionada apenas à melhoria da autoestima. Há também o desejo de ter mais qualidade de vida, como, por exemplo, obter uma boa oclusão dos dentes e, consequentemente, eliminar falhas na mordida e na mastigação. O tratamento também permite corrigir espaços dentários causados por traumas ou perdas dentárias para receber uma prótese ou um implante dentário.


De acordo com o ortodontista, Victor Schuina, não existe idade limite para iniciar um tratamento. "Há pouco tempo, havia o mito de que dentes desalinhados só podem ser corrigidos na infância ou na adolescência", afirma. "Caso haja indicação, isto é, necessidade de reposicionar os dentes permanentes em suas posições, o uso de aparelhos é recomendado", completa. O especialista explica que, ao contrário do que muitos pensam, pessoas que tiveram perda óssea ou histórico de inflamações gengivais também podem fazer o tratamento. "Porém, o cuidado deve ser redobrado e o monitoramento deve ser feito com maior frequência", afirma.


O tratamento pode variar de dois a três anos, dependendo donível de desalinhamento e da condição da movimentação dos dentes. Segundo o especialista, dentes alinhados corretamente facilitam a higienização bucal, reduzem a incidência do tártaro e das doenças gengivais. Além disso, melhoram a dinâmica da mordida e tornam a mastigação mais bem distribuída. Com isso, podem ser evitados problemas na articulação mandibular, pois dentes ou mordida tortos podem provocar um desequilíbrio na mastigação e uma sobrecarga nos dentes, na gengiva e até mesmo na musculatura facial.


Schuina explica que para casos de expansão mandibular em adultos é necessário recorrer a uma cirurgia. Esse tipo de intervenção é feita em pacientes que têm a mordida cruzada, isto é, as arcadas superior e inferior não se encaixam corretamente. O problema acontece em pessoas que, na infância, tinham o hábito de chupar chupeta ou o dedo ou tinham respiração bucal. Isso faz com que o céu da boca fique mais fechado e a arcada superior seja menor que a inferior. "Nos jovens, esse problema pode ser corrigido com aparelhos, mas em adultos que têm ossos já solidificados, é necessária uma intervenção cirúrgica", explica. "Por isso, sempre digo aos pacientes com filhos que o acompanhamento profissional durante as fases de crescimento e desenvolvimento dos dentes é fundamental para evitar complicações no futuro", completa.



Cuidados na higienização


O uso de aparelhos ortodônticos requer cuidados redobrados na higienização bucal. Schuina recomenda o uso de escovas com cerdas macias que conseguem limpar melhor os espaços entre um bráquete e outro. Existem ainda as escovas interdentais que possuem cerdas cônicas ou cilíndricas e ajudam a eliminar restos de alimentos e bactérias que ficam acumulados e trazem diversas consequências negativas para a saúde da boca.


Além disso, outra dica é a utilização de dispositivos como as agulhas ou o passa-fio. "Se a higienização for feita corretamente não há risco de cáries. Muitas pessoas ainda têm receio de que o uso de aparelhos ortodônticos pode ajudar o aumento da incidência desse problema. Sempre costumo dizer aos meus pacientes. Cárie é resultado de higienização inadequada. Se a escova e o fio dental forem usados corretamente, não há com o que se preocupar", esclarece Schuina.



Sobre a Dental Cremer


A Dental Cremer é líder em distribuição de produtos odontológicos na América Latina, sendo a primeira one stop shop da odontologia brasileira, disponibilizando tudo que o dentista precisa em um só lugar, por meio da sua central de vendas e loja virtual. Desenvolver soluções inovadoras e garantir praticidade à rotina dos dentistas têm sido os diferenciais da Dental Cremer. A empresa atende 70 mil profissionais, de todas as regiões do país, e oferece mais de 50 mil itens entre produtos e serviços para todas as especialidades.


AS MAIS ACESSADAS DA SEMANA:

BELEZA: Sérgio Led’s apresenta seu novo projeto Mundo da Tattoo

ENTRETENIMENTO: 42ª Mostra | Sessões ao ar livre no vão-livre do Masp exibem clássicos

DECORAÇÃO: Uso da Madeira

ENTRETENIMENTO: Futura delegada de polícia, Raissa de Albuquerque retorna em ensaio picante para Bella da Semana

MODA: Confira o Calendário SPFW n46

MODA: DelRio apresenta sua coleção inspirada nas maiores divas do cinema

ENTRETENIMENTO: Milwaukee apresenta tributo a Red Hot Chili Peppers

GASTRONOMIA: É apaixonado por pão? Aprenda a preparar um Pão sem Glúten

GASTRONOMIA: Comemore o Dia Internacional da Maçã com muito sabor

BELEZA: Marco Boni e Lion mostram os acessórios ideais para compor o look de Halloween