EM DESTAQUE:

GASTRONOMIA: Três receitas de guloseimas low carb para comer sem culpa

Imagem
Inspire-se com essas receitas da Chef Low Carb Vanda Hering para manter o equilíbrio da sua alimentação saudável substituindo o carboidrato.
Biscoito de amêndoas com castanhas do Pará
Ingredientes:
01 ovo
02 cl de manteiga
40g de eritritol pulverizado
150g de farinha de amêndoas
100g de farinha de castanha do Pará
01 cl de chá de extrato de baunilha

Modo de preparo:
Bater bem a manteiga com os ovos e o eritritol, acrescentar os demais ingredientes e levar a geladeira por 10 minutos.
Cortar os biscoitos com um cortador de biscoitos e levar ao forno pré aquecido por 10-15 minutos a 180 graus.


Bolo de coco com morangos
Ingredientes:
04 ovos
150g de eritritol pulverizado
50g de manteiga
200 ml de leite de coco
300g de coco seco ralado sem açúcar
100g de farinha de coco
01 cl de chá de sobremesa de fermento em pó

modo de preparo:
Bater os ovos com o eritritol e a manteiga, acrescentar o coco seco ralado sem açúcar e a farinha de coco, acrescentar o leite de coco e o fermento por ulti…

BELEZA: Descubra dez mitos e verdades sobre o uso do aparelho ortodôntico

Especialista aponta as principais dúvidas apresentadas por pacientes


Consultório OrthoDontic

Assim como todo tratamento médico, a recomendação do uso do aparelho ortodôntico costuma causar dúvidas em diversos pacientes. Segundo o especialista Edmilson Pelarigo, sócio fundador da OrthoDontic (maior rede de clínicas de ortodontia do País), embora haja a preocupação com a estética, muitos pacientes se preocupam com os cuidados e com a efetividade do tratamento, que costuma durar longos períodos. "Muitas vezes ouvimos as pessoas reclamarem que o uso do aparelho deixou o dente amarelo ou, ainda, que os dentes sangravam o tempo todo. Mas a causa não é o uso do aparelho, e sim a falta de higienização correta, entre outros fatores. Precisamos entender que o aparelho ortodôntico é um aliado da saúde bucal e que muitas informações não passam de mitos", avalia.

Pensando nisso, o especialista listou dez mitos e verdades que são associados ao uso do aparelho ortodôntico. Confira:


Aparelho ortodôntico só funciona na dentição permanente

Mito. Inclusive, quanto antes for feito o diagnóstico, melhor. Um tratamento preventivo pode ser iniciado em pacientes com dentição decídua (de leite), ou mista, evitando que problemas de oclusão sejam agravados na vida adulta. Isso não significa que o tratamento iniciado com a dentição permanente seja menos eficaz, mas pode demandar mais recursos e demorar um pouco mais de tempo.


O aparelho ortodôntico faz a gengiva sangrar

Mito. Ao iniciar um tratamento ortodôntico muitas pessoas se queixam de sangramento e atribuem o inconveniente ao aparelho. A verdade é que o aparelho ortodôntico não causa nenhum tipo de sangramento, o que muitas vezes acontece é a inflamação da gengiva por conta de má higienização. Durante o tratamento, o paciente deve tomar cuidados redobrados na hora da escovação, utilizar a escova ortodôntica (com cerdas especiais) e passador de fio para correta utilização do fio dental. Negligenciar este processo acarreta em acumulo de placa, inflamação e sangramento da gengiva.


Usar aparelho ortodôntico mancha os dentes

Mito. O que mancha os dentes é a escovação mal realizada durante o tratamento ou tentativas de retirar os braquets fora do consultório do dentista. Os braquets são colados com uma resina que só pode ser retirada adequadamente com aparelhagem profissional. Fora do consultório, é provável que os resíduos não sejam completamente eliminados, dando impressão de quem os dentes estão manchados.


O aparelho estético é menos eficiente

Mito. O aparelho estético e o aparelho ortodôntico tradicional têm a mesma eficiência com relação ao tratamento, ambos têm a função de alinhar os dentes de forma que o resultado seja a perfeita oclusão (encaixe). A única diferença, como indica o nome, é a finalidade estética. A cor dos braquets deste tipo de aparelho aproxima da coloração dos dentes, ou, em alguns casos, pode também ser transparente.


É proibido comer alimentos como amendoim e pipoca durante o tratamento ortodôntico

Mito. O paciente em tratamento pode comer de tudo desde que tome cuidado. É uma questão de "jeitinho", mastigar alimentos mais sólidos de qualquer jeito pode quebrar os braquets.


É melhor iniciar o tratamento ortodôntico na infância

Verdade. Iniciado na infância, o tratamento se torna preventivo, ou seja, evita que problemas como falta de espaço, mordida cruzada ou aberta sejam agravados durante o desenvolvimento da criança. Na vida adulta, muitas vezes, o processo de correção demanda até mesmo intervenção cirúrgica.


O uso da contenção (aparelho móvel) é obrigatório em todo tratamento ortodôntico

Verdade. A oclusão (relação de mordida entre a arcada dentária superior e inferior) não é estática, ela está sempre em movimento. Por isso a importância do aparelho contenção. Se a pessoa usou aparelho ortodôntico por dois anos, ela precisará ficar mais dois anos com a contenção para que o osso e os ligamentos periodontais entendam e memorizem qual é o lugar deles agora.


O aparelho ortodôntico pode dar a sensação de que os dentes amoleceram

Verdade. O tratamento ortodôntico consiste na aplicação de força para que os dentes se movimentem com objetivo de atingir a perfeita oclusão (encaixe dos dentes). Muitas vezes, durante esta movimentação, pode ser que o paciente sinta que os dentes estão mais maleáveis. A sensação é verdadeira, mas não é motivo para preocupação. A mobilidade é normal e temporária, assim que os dentes se estabilizam na nova posição o organismo se encarrega de estabilizá-los.


A escovação demora mais para quem usa aparelho ortodôntico

Verdade. A higienização para quem está passando por um tratamento ortodôntico requer cuidados redobrados, pois as chances de retenção de resíduos e formação de placa aumentam com o uso do aparelho. A escovação deve ser realizada cuidadosamente para que nenhuma área seja negligenciada, e o fio dental, apesar das dificuldades ocasionadas pelos fios e braquets, jamais pode ser deixado de lado. O processo pode levar um tempinho a mais, mas garante que a saúde bucal esteja em dia durante o tratamento, evitando atrasos e lesões.


O tratamento ortodôntico melhora outros sistemas do corpo

Verdade. A má oclusão pode ocasionar problemas como dores de cabeça e deficiências respiratórias. Mediante o avanço do tratamento ortodôntico, estas funções também podem ser melhoradas, aumentando a qualidade de vida do paciente à medida que os dentes são alinhados.


Sobre a OrthoDontic

A OrthoDontic é maior rede de clínicas de ortodontia do País. É pioneira em franquias nesse segmento e, desde 2002, trabalha para oferecer acesso à odontologia de qualidade e com tecnologia a toda a população brasileira. Possui atualmente 200 unidades em 17 Estados do País, contabilizando mais de quatro milhões de clientes. Para mais informações: www.orthodonticbrasil.com.br


AS MAIS ACESSADAS DA SEMANA:

MODA: T JAMA, muito mais do que pijama, é um estilo de vida!

MODA: T Jama arma meeting pré lançamento

MODA: PICCADILLY apresenta na Zero Grau coleção Outono-Inverno 19

Moda com seda de aranhas

DECORAÇÃO: Mostra Kids Concept Decor - 9 inspirações para espaços infantis

MODA - O charme da estampa print na coleção de inverno da Parizi Jeans

MODA: It Beach apresenta nova linha de sapatilhas Strass Paris Lolitta para o verão 2015

MODA: Michael Kors inova relógio Best-seller Runway com mostrador laranja e vidro furta cor

MODA: Paraíso Feminino, empoderamento feminino nos negócios

DECORAÇÃO: Peroba de Demolição ou Eucalipto