EM DESTAQUE:

DECORAÇÃO: Pendentes, cristais, filamento aparente ou painéis de LED ? Saiba mais sobre os produtos que aliam design e iluminação.

Imagem
Com diferentes cores e formatos, produtos proporcionam incidência de luz adequada e ainda contribuem para o design dos espaços


Discretos ou extravagantes, os itens para iluminação têm o poder de dar personalidade para a decoração dos ambientes e estão em alta no design de interiores. São diferentes cores, formatos ou filamentos aparentes que podem transformar uma sala ou quarto simples em um espaço moderno, clássico ou vintage.

O diretor de operações da Blumenau Iluminação, Renan Medeiros, explica um pouco sobre quatro itens que estão em alta. Saiba o que observar na hora da escolha: 

Luminárias pendentes: com a característica de ficarem suspensos e numa altura um pouco mais baixa - que pode ser regulada - com relação ao chão, os pendentes são encontrados em versões unitárias ou com mais de uma lâmpada em uma única luminária. São indicados para sala de estar, de jantar ou cozinha. "Ficam especialmente bons em bancadas e ilhas, dando destaque para esses espaços. Temos desde itens com…

BELEZA: Cuidados com o cabelo no inverno

Especialista do Instituto Embelleze ensina a identificar cabelos ressecados e os melhores tratamentos para cuidar e manter as madeixas saudáveis e bem hidratadas

Cristiane Cotrin


No inverno, com a baixa umidade do ar e as temperaturas mais frias, o corpo transpira menos, com isso a pele e o cabelo mudam de textura, ficando mais ressecados. Isso acontece pela diminuição do manto hidrolipídico, uma camada natural da pele formada pelas glândulas sebáceas e sudoríparas e que é vital para lubrificação e proteção do couro cabeludo e pele.


Algumas pessoas sentem esta mudança mais drástica, outras até provocam este efeito por abusar dos banhos quentes, por exemplo. Segundo a instrutora de cabelo e barba do Instituto Embelleze da unidade Portão em Curitiba, Cristiane Cotrin, a alta temperatura da água é uma das causas mais comuns da diminuição da ação do manto hidrolipídico.


Reconhecer um cabelo ressecado é bastante simples. Normalmente, eles ficam com mais frizz, mais embaraçados e com pontas duplas. A luminosidade também fica prejudicada, sendo que cabelo seco é sinônimo de cabelo opaco e sem brilho.


"Para evitar que isso aconteça, é importante investir em máscaras hidratantes capilares com ação rápida, que podem ser utilizadas durante o banho para manter a maciez dos fios. Lavar as madeixas com água morna também ajuda," recomenda. Por outro lado, deve-se utilizar com cautela os tratamentos conhecidos como detox, que costumam combater a oleosidade.



Curtos ou longos?


Cabelos curtos e longos merecem atenção especial, mas, manter as madeixas longas e bem hidratadas é mais desafiador. "Cortar os cabelos a cada 90 dias é importante, pois ajuda a eliminar as pontas duplas que provocam o embaraço e quebra dos fios, especialmente os saudáveis, o que pode atrapalhar o crescimento." Uma novidade é o corte terapêutico ou bordado, que foca na eliminação das pontas duplas, secas e danificadas, sem mexer no comprimento ou no corte.



E a coloração?


Além do banho quente, outro hábito que exige cuidado é a coloração dos cabelos, especialmente para quem não abre mão de mudar o tom para acompanhar tendências da estação. Fios mais secos também tendem a ser mais porosos. O problema é que a porosidade favorece a absorção de cor, mas, por outro lado, também facilita a perda. "É indicado tratar as madeixas antes e depois da coloração, hidratando e nutrindo os fios para que a cor tenha longa duração, sem desbotamento e com fios macios e brilhantes," explica Cotrin.



Em qual produto investir?


Para manter a qualidade dos fios, brilho e maciez vale investir em tratamentos semanais para hidratação e nutrição. Quem faz escova com frequência deve usar sempre produtos pré-escova: protetores térmicos, defrizantes e leave in. Para finalizar a escova vale apostar em um óleo finalizador, reparador de pontas ou sérum. Segundo a especialista, outra dica importante é evitar prender os cabelos com presilhas metálicas, que podem favorecer a quebra dos fios.



Sobre o Instituto Embelleze


Fundado em 1998, o Instituto Embelleze é a maior rede de franquias da América Latina voltada para a formação profissional em beleza. Aderiu ao franchising em 2003, após parceria firmada com a SMZTO Holding de Franquias. Pioneira no setor, a rede acredita que é possível transformar vidas por meio da educação e capacitação de profissionais na arte de embelezar. Presente em todo o território nacional, a marca possui aproximadamente 400 unidades no Brasil e inicia o processo de expansão internacional com uma unidade no Equador. Em 15 anos, já soma mais de 1 milhão de profissionais formados como cabelereiro, barbeiro, maquiador, depilador, manicure e pedicure, designer de sobrancelhas, entre outras especializações. Em 2018, a rede recebeu o seu décimo Selo de Excelência em Franchising, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).


MAIS VISUALIZADAS NA SEMANA:

BELEZA: A colorista Ivete Oliveira fala sobre as tendências de cores dos cabelos para o verão 2019

JET aumenta em 90% o portfólio de clientes de moda

ENTRETENIMENTO: Famosos marcam presença em espetáculo inédito da Turma da Mônica e Hello Kitty, em São Paulo

MODA: Dani Almeida ensina a usar a influência digital para acelerar negócios no Imersão Fashion

DECORAÇÃO: Abertas as inscrições para 20º Prêmio Deca Um Sonho de Banheiro

MODA: Capezio lança coleção em parceria com a bailarina Giovana Puoli

MODA: PICCADILLY explora a tendência Pink em shapes sofisticados e femininos para a Primavera-Verão

MODA: Look de Anitta no The Voice Brasil é tendência

BELEZA: Você sabe o que é desondulação de sobrancelhas?