Translate

DESTAQUE

SAÚDE: Mulheres fumantes têm maior propensão ao câncer de pele

Segundo uma pesquisa publicada no periódico "Cancer Causes and Control", realizada pelo Centro de Câncer Moffitt, nos Estados Unidos, as mulheres que têm o hábito de fumar passam a ter maior propensão e tendência ao desenvolvimento de câncer, principalmente ao câncer de pele. Além do câncer, o consumo do cigarro provoca agressões microscópicas na pele. A nicotina desencadeia a destruição do colágeno e da elastina, e colabora com surgimento de flacidez e das rugas mais profundas que dão a aparência envelhecida à pele. Pesquisas recentes mostram que a nicotina produz uma enzima que destrói as fibras que formam o colágeno, substância proteica de sustentação da pele.

Sem o colágeno, a pele perde a elasticidade, acelerando o processo de envelhecimento precoce da pele. "Ao fumar um único cigarro, a redução do oxigênio na pele diminui por cerca de uma hora. O fumante de um maço diário permanece em hipoxia [baixo nível de oxigênio] cutânea na maioria das horas do dia. O sol agride muito a pele, mas fumar é ainda pior", esclarece Dra. BettinaSanson. Em relação ao câncer de pele, a ação da radiação ultravioleta dos raios solares é a principal causa, embora, entre os fumantes, a evolução da doença seja mais rápida.Não são apenas os aspectos estéticos que sofrem influência do tabaco. "O cigarro é um importante fator de risco para outros tipos de câncer. Isso ocorre porque ele promove mutações no DNA celular em todo o corpo", explica a Dra. Bettina.

Dia 31 de maio é o dia mundial de luta contra o tabaco, vamos repensar e nos conscientizar o quanto esse vício traz malefícios para o seu corpo? A Dra. BettinaSanson listou os principais malefícios do tabaco em relação a aparência:

1)  Rugas no rosto: É comum notar em fumantes o envelhecimento precoce. Isso acontece porque a nicotina atrapalha na produção natural de colágeno, responsável pela firmeza da pele.
Uma simples tragada contrai diversos músculos da boca e com a repetição desse movimento, a região vai perdendo a força e a elasticidade, por isso surgem as rugas em volta dos lábios, famoso "código de barras". O vício do cigarro também faz com que os pés de galinha ao redor dos olhos apareçam mais cedo. Isso acontece por causa do calor da queima do cigarro e dos produtos químicos do tabaco, principais responsáveis por danos internos nas estruturas da pele e dos vasos sanguíneos ao redor dos olhos. A tonalidade da pele muda e os poros se tornam dilatados.
 
2) Sorriso amarelo e mau hálito: O contato constante dos dentes com produtos à base de alcatrão, nicotina e outros metais pesados, como os contidos no cigarro, tem o poder de causar o famoso sorriso amarelo, além de deixar a pessoa com mau hálito.
 
3) Flacidez no corpo: Por absoluta falta de colágeno e prejuízos na circulação de pequenos vasos pelo corpo todo.

Todo sacrifício é valido quando se trata de abandonar o vício de fumar. As conseqüências nocivas do cigarro vão desde uma aparência envelhecida até a problemas gigantescos pulmonares e cardiovasculares.

 

Clínica Bettina Sanson

A Clínica Bettina Sanson foi planejada para oferecer maior conforto e privacidade aos seus pacientes, por isso, possui salas apropriadas e equipamentos modernos de uso dermatológico e cosmiátrico. Há 23 anos no mercado dermatológico, a Clínica Bettina Sanson conta com profissionais altamente capacitados, desde enfermeiros, médicos e fisioterapeutas e visa um atendimento médico integral e qualificado na dermatologia e cirurgia plástica, além de tratamentos estéticos corporais e faciais.

 


 

 


Siga-nos no Twitter:

Siga @oresumodamoda no Instagram !

AS MAIS ACESSADAS DA SEMANA:

ENTRETENIMENTO: Ferrari Flutuando no palco, músico Renato Franchi elogia Drake

GASTRONOMIA: Wine Weekend São Paulo Festival 2019 expõe vinhos de vários países

TURISMO: Blue Tree Towers Valinhos (SP) oferece jantar especial no Dia do Vinho

MODA: Conheça a Maria Sublime, marca de acessórios feitos à mão e multiculturais garimpados pelo mundo

ENTRETENIMENTO: Musa do América Mineiro, Luanna Lodi arrasa em ensaio para o Bella da Semana

BELEZA: Redken lança 4 leave-ins da linha Curvaceous e anuncia Bruno Dantte como o novo embaixador no Brasil

TURISMO: Nerd Trips, quatro destinos incríveis para viagens dos apaixonados pelo universo geek

GASTRONOMIA: Inove na cozinha, aprenda receitas saborosas e diferentes com a pera

MODA: Cursos em parceria com o Senac já estão com inscrições abertas no Clube de Costura

MODA: Chegaram as novas Havaianas O Rei Leão, Hakunamatata no coração e nos pés!