EM DESTAQUE:

MODA: Confira o Calendário SPFW n46

Imagem
A SPFW n46 acontecerá em breve e muitas novidades pontuam esta edição, a começar por sua nova casa, o espaço Arca, na Vila Leopoldina. Paulo Borges contou em evento recente tudo sobre o novo momento e as inspirações que nortearam a construção dessa edição, que tem como principais parceiros o banco Santander e a Jeep.
Graça Cabral, co-fundadora do SPFW e diretora criativa do Projeto Estufa, confirma o conceito de Transposição, tema deste SPFW, e além de divulgar o calendário de desfiles, falou também sobre a exposição José e João, com fotos criadas pelos DJs Zé Pedro e Johnny Luxo e sobre o Projeto Estufa, que está mais encorpado: além dos desfiles de novas marcas, há também uma agenda que inclui masterclasses, talks, feira de startups e labs.
As grifes que desfilam no Estufa são: Aluf, Lucas Leão, Helena Pontes, Ão, Korshi 01, Victor Hugo Mattos e Mipinta.
O Estufa divide-se entre o Farol Santander e o espaço Arca e tem a cenógrafa e diretora Daniela Thomas por trás da curadoria de 1…

ENTRETENIMENTO: Portuguesa Eugénia Melo e Castro estreia show inédito em São Paulo

Em "SereiA Portuguesa", a cantora apresenta o melhor das memórias emocionais da música de Portugal com fados e canções, enquanto conta as suas histórias de viagens musicais e pessoais entre Brasil e Portugal ao longo destes últimos 35 anos. "SereiA Portuguesa" está em cartaz às quartas e quintas às 21 horas no Teatro MuBE Nova Cultural em temporada de 21 de outubro a 26 de novembro. Foto: Divulgação

Eugénia Melo e Castro construiu sua carreira em constantes viagens entre Brasil e Portugal. Nestes 35 anos de carreira fez centenas de shows, lançou 26 CDs e, pela primeira vez, traz um show exclusivo composto somente por músicas portuguesas para um temporada em São Paulo: SereiA Portuguesa fica em cartaz de 21 de outubro à 26 de novembro no Teatro MuBE Nova Cultural com apresentações às quartas e quintas às 21 horas.

Neste novo projeto, apresenta exclusivamente ao Brasil o melhor das memórias emocionais da música de Portugal.Em SereiA Portuguesa, Eugénia passeia entre canções portuguesas e fados, escondidos na memória musical de brasileiros e portugueses no Brasil, instalada em um cenário recheado de imagens e objetos de culto de Portugal, antigos, modernos, de todas as regiões de Portugal, em um misto de informações visuais e estéticas, enquanto conta as suas histórias de viagens musicais e pessoais, entre Brasil e Portugal, ao longo destes últimos 35 anos 

No repertório, alguns fados e canções como Foi Deus, Nem às paredes confesso, Maldição, Perseguição, Olhos castanhos, Estranha forma de vida , Não venhas tarde, Fado Lisboa, Canoas do Tejo,  O telefone,  Fado da sugestão, Lisboa que amanhece, Desfado, entre outras.

"Este Show nasceu de uma ideia que lentamente se instalou em mim, em um misto de resposta afetiva aos inúmeros pedidos do público no Brasil para eu cantar mais canções portuguesas nos meus shows. Eu não estava preparada para isso até hoje e, por isso, é um enorme desafio criar e fazer esta SereiA Portuguesa. Desta vez, vou ser bem portuguesa e criar um ambiente musical e estético que mistura vários “Portugais” em um só. Falarei de literatura, música, poesia, artes plásticas, costumes, gastronomia, moda, design, arquitetura, história, lendas, tudo o que couber em um diálogo com o público sobre o  Portugal de hoje e sobre o Portugal de sempre, suas referências, tradições e contradições", comenta Eugénia.

Somado a isso, Eugénia pretende traçar a linha que existe entre a imagem tradicional de Portugal e a experiência pessoal de ser uma artista portuguesa à solta no Brasil, de onde resultam momentos musicais e outros quase teatrais, que se completam entre si. "Queremos criar um ambiente muito português no palco, um espaço onde os clichês da cultura portuguesa como os azulejos, os galos de Barcelos, os xales, as sardinhas, o bacalhau, o vinho, as uvas, os doces e o lindo céu azul de Lisboa convivam com um outro Portugal mais sofisticado e atual", completa o diretor de cena Fernando Cardoso.

A direção cênica do projeto é assinada pelo diretor Fernando Cardoso. "Fernando é praticamente um português sonhador criativo e atento a tudo o que se passa em Portugal, e na imagem que Portugal tem no Brasil, isso me dá muita segurança, se eu exagerar ou não souber todas as respostas, que não sei mesmo, ele sabe, inventa, pesquisa, e sempre com bom humor, o que para mim, e principalmente num projeto destes, é fundamental", acrescenta Eugénia.

O show tem direção musical de Swami Jr., que também assume os violões e conta com Olivinho no acordeom. "A escolha de Swami Jr. para a direção musical foi desde início a escolha número um devido à qualidade musical, a cumplicidade, e os anos de trabalhos juntos. O Swami Jr entende o lado atual e contemporâneo que eu quero dar aos fados, o clássico junto com a ousadia; temos a cumplicidade certa para ousarmos juntos", comenta a cantora portuguesa.

Swami Jr é hoje um dos músicos brasileiros mais requisitados e atuantes, tanto acompanhando e dirigindo, como produzindo. Gravou e se apresentou com grandes artistas da música brasileira e internacional como Omara Portuondo (Cuba), Sadao Watanabe (Japão), Chico César, Vanessa da Mata, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Elza Soares, Zeca Baleiro, Tom Zé, Jair Rodrigues, Lokua Kanza (Congo),Mayra Andrade (Cabo Verde) Dori Caymmi, Chico Pinheiro, Rita Ribeiro, José Miguel Wisnik, Ná Ozzetti, Danilo Caymmi, Virgínia Rosa, Jussara Silveira, Vânia Bastos, Luiz Tatit, Marco Pereira, Marcos Suzano, Jacques Morelembaum, Liminha, Cláudio Celso,  Moska, Dominguinhos, Naná Vasconcelos, Luiz Brazil, entre outros.

No Brasil, Eugénia Melo e Castro fez parcerias autorais e cantou com Tom Jobim, Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento Ney Matogrosso, Adriana Calcanhoto, Gonzaguinha, Gal Costa, Maria Bethânia, Simone, Wagner Tiso, Jacques Morelembaum, Jorge Ben Jor, Chico César, Moska, entre outros grandes nomes da MPB. Em Portugal trabalhou com Júlio Pereira, Mário Laginha, Jorge Palma, António Pinho Vargas, Pedro Caldeira Cabral,  Sérgio Godinho, Fausto, Zeca Afonso. Assim, Eugénia mostrou o melhor da música brasileira em Portugal e vice-versa, o melhor de Portugal no Brasil.

Serviço SereiA PortuguesaQuando: Quartas e quintas (de 21 de outubro à 26 de novembro)Local: Teatro MuBE Nova CulturalEndereço: Av. Europa, 218 (entrada pela Rua Alemanha, 221) / Jd. EuropaHorário: 21 horasPreço: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)Ingressos: tel. (11) 4003-1212 / www.ingressorapido.com.br / www.mubecultural.com.brInformações: tel. (11) 4301-7521 




AS MAIS ACESSADAS DA SEMANA:

BELEZA: Outubro Rosa – autoestima e empoderamento feminino para mulheres em tratamento

ENTRETENIMENTO: Futura delegada de polícia, Raissa de Albuquerque retorna em ensaio picante para Bella da Semana

GASTRONOMIA: É apaixonado por pão? Aprenda a preparar um Pão sem Glúten

DECORAÇÃO: Linha ClicClac, da Futon Company, ganha mais um modelo de sofá-cama, Chicago

MODA: Confira o Calendário SPFW n46

GASTRONOMIA: Dia do Cachorro Quente - Receita de hot dog de cenoura vegano

MODA: Paraíso Feminino mostra que grifes de luxo podem estar ao seu alcance

GASTRONOMIA: Evento mundial de sustentabilidade será realizado em BH, com foco no mercado de café

GASTRONOMIA: Aprenda com a Adria como preparar um delicioso Pan Com Tomate y Jamón

DECORAÇÃO: Tapume também é arte