EM DESTAQUE:

ENTRETENIMENTO: 42ª Mostra | Sessões ao ar livre no vão-livre do Masp exibem clássicos

Imagem
Programação do local vai contar com sessões de quatro longas brasileiros e um estrangeiro que faz parte da seleção em homenagem ao centenário de Nelson Mandela

O Vão Livre do Masp volta a abrigar parte da programação da Mostra Internacional de Cinema. Filmes que não serão exibidos em nenhum outro lugar integram as sessões deste espaço, que são sempre gratuitas.
As projeções ocorrem diariamente de 23 a 27 de outubro, sempre às 19h30. Serão exibidas cópias 35 mm do acervo da Cinemateca Brasileira de filmes nacionais. As exceções são As Canções (2011), de Eduardo Coutinho, e olonga norte-americano Invictus (2009), de Clint Eastwood, que faz parte da programação especial em homenagem ao centenário de Nelson Mandela e encerra a programação ao ar livre no sábado, dia 27.
Abre a programação, na terça (23/10), o documentário As Canções, de Eduardo Coutinho, em que homens e mulheres contam e cantam as músicas que marcaram suas vidas. No dia seguinte será exibido Matar ou Correr, filme d…

TURISMO: Berço da navegação moderna, Liverpool completa 300 anos

Mapa do porto de Liverpool no século 18. Foto: Divulgação

O porto de Liverpool, na Inglaterra, está comemorando seu 300º aniversário. O Velho Cais (“Old Dock”), como é conhecido localmente, abriu para negócios em 31 de agosto de 1715, proporcionando um modelo para o desenvolvimento de outros portos comerciais.

O desenho pioneiro do porto permitiu que os navios carregassem e descarregassem independente da situação da maré. Isso reduziu de duas semanas para menos de dois dias o tempo necessário para retorno das embarcações, ajudando Liverpool a se tornar um dos portos mais importantes do mundo. Graças ao Velho Cais, até o fim do século 19, 9% do comércio mundial era feito via Liverpool.

Capaz de acomodar até 100 navios simultaneamente, o cais levou cinco anos para ser construído, a um custo de 12 mil libras esterlinas, valor elevadíssimo para a época. Foi uma empreitada arriscada para Liverpool e teria levado à falência da cidade se não tivesse êxito.

Em 1826, superado por portos de maior capacidade no rio Mersey, o Velho Cais foi aterrado. A sua estrutura foi redescoberta durante escavações em 2001, e preservada como parte do Mersey Maritime Museum.

“O aniversário acontece em um momento significativo, em que finalizamos a construção do novo terminal de contêineres Liverpool2”, disse Mark Whitworth, diretor-executivo da Peel Ports, operadora do porto de Liverpool. “Isso criará um novo capítulo em nossa história, estabelecendo uma nova porta de entrada ao Reino Unido para a comunidade comercial internacional.”

Para comemorar o aniversário do porto, a Peel Ports está convidando os moradores locais a compartilhar suas imagens e memórias sobre a rica história marítima da cidade. As contribuições recebidas serão transformadas em um livro e estão reunidas em exposição online no hotsite: http://peelports.com/liverpool300.





AS MAIS ACESSADAS DA SEMANA:

BELEZA: Sérgio Led’s apresenta seu novo projeto Mundo da Tattoo

MODA: Confira o Calendário SPFW n46

DECORAÇÃO: Uso da Madeira

MODA: Paraíso Feminino mostra que grifes de luxo podem estar ao seu alcance

ENTRETENIMENTO: 42ª Mostra | Sessões ao ar livre no vão-livre do Masp exibem clássicos

ENTRETENIMENTO: Futura delegada de polícia, Raissa de Albuquerque retorna em ensaio picante para Bella da Semana

MODA: DelRio apresenta sua coleção inspirada nas maiores divas do cinema

ENTRETENIMENTO: Milwaukee apresenta tributo a Red Hot Chili Peppers

GASTRONOMIA: É apaixonado por pão? Aprenda a preparar um Pão sem Glúten

BELEZA: Marco Boni e Lion mostram os acessórios ideais para compor o look de Halloween