TURISMO: Berço da navegação moderna, Liverpool completa 300 anos

Mapa do porto de Liverpool no século 18. Foto: Divulgação

O porto de Liverpool, na Inglaterra, está comemorando seu 300º aniversário. O Velho Cais (“Old Dock”), como é conhecido localmente, abriu para negócios em 31 de agosto de 1715, proporcionando um modelo para o desenvolvimento de outros portos comerciais.

O desenho pioneiro do porto permitiu que os navios carregassem e descarregassem independente da situação da maré. Isso reduziu de duas semanas para menos de dois dias o tempo necessário para retorno das embarcações, ajudando Liverpool a se tornar um dos portos mais importantes do mundo. Graças ao Velho Cais, até o fim do século 19, 9% do comércio mundial era feito via Liverpool.

Capaz de acomodar até 100 navios simultaneamente, o cais levou cinco anos para ser construído, a um custo de 12 mil libras esterlinas, valor elevadíssimo para a época. Foi uma empreitada arriscada para Liverpool e teria levado à falência da cidade se não tivesse êxito.

Em 1826, superado por portos de maior capacidade no rio Mersey, o Velho Cais foi aterrado. A sua estrutura foi redescoberta durante escavações em 2001, e preservada como parte do Mersey Maritime Museum.

“O aniversário acontece em um momento significativo, em que finalizamos a construção do novo terminal de contêineres Liverpool2”, disse Mark Whitworth, diretor-executivo da Peel Ports, operadora do porto de Liverpool. “Isso criará um novo capítulo em nossa história, estabelecendo uma nova porta de entrada ao Reino Unido para a comunidade comercial internacional.”

Para comemorar o aniversário do porto, a Peel Ports está convidando os moradores locais a compartilhar suas imagens e memórias sobre a rica história marítima da cidade. As contribuições recebidas serão transformadas em um livro e estão reunidas em exposição online no hotsite: http://peelports.com/liverpool300.





DESTAQUES DA SEMANA:

MODA: PICCADILLY apresenta sua coleção Primavera/Verão 2018/2019

MODA: Com sorteio de viagem e um ano de compras, lojistas do Norte Sul Plaza apostam em descontos para aumento de vendas no Dia dos Pais

MODA: Dia dos Pais, Loja virtual oferece óculos com até 60% de desconto

ENTRETENIMENTO: A arte para o bem sem fronteiras

GASTRONOMIA: Fernando Oliveira é o campeão da Seletiva Brasil Mondial Du Pain Puratos