Translate

DESTAQUE

ENTRETENIMENTO: "Terra à vista!" - Rede Manual realiza vernissage para lançamento de exposição na CASA MANUAL, no MorumbiShopping

Imagem
Exposição reúne trabalho contemporâneo de artesãos portugueses na moda, joalheria, design e outros saberes na CASA MANUAL

Filipa Belo, à frente da Portugal Manual | Foto: Divulgação
Milhares de brasileiros visitam e migram para Portugal principalmente nesta última década. Desta vez, no entanto, serão os portugueses a aportar, mais uma vez, no Brasil. A exposição "Terra à Vista – Brasil volta os olhos para a cultura portuguesa feita à mão", realizada pela Portugal Manual em parceria com a Rede MANUAL, aproxima os dois países pela teia do artesanato contemporâneo. Realizada no Espaço Colletivo + CASA MANUAL, no MorumbiShopping (piso térreo), a mostra fica aberta ao público de 28 de março a 7 de abril, com entrada gratuita.
Para esta exposição foram selecionadas peças de 25 artesãos portugueses dos segmentos de moda, joalheria, casa & design, serigrafia e artigos infantis. São trabalhos únicos criados a partir de diversos materiais como madeira, cortiça, cerâmica, …

Siga @oresumodamoda no Instagram !

ENTRETENIMENTO: Teatro da Vertigem reestreia O Filho, na Vila Itororó

Na cena, o ator Antonio Petrin. Foto de Flavio Morbach Portella. Foto: Divulgação

Depois de uma curta temporada no Sesc Pompeia, o Teatro da Vertigem volta em cartaz com seu espetáculo O Filho, inspirado no livro Carta ao Pai, de Franz Kafka. As apresentações serão na Vila Itororó (Rua Pedroso, 238 – Bela Vista) e iniciam-se dia 17 de setembro de 2015 e contam com o patrocínio da Petrobras, em uma parceria que completa 10 anos em 2015.

O Teatro da Vertigem já esteve às voltas com o autor tcheco quando montou e fez temporada do espetáculo Kastelo, em 2010. Agora, o grupo volta ao universo kafkiano com O Filho, que tem direção de Eliana Monteiro, dramaturgia de Alexandre Dal Farra, e um  elenco composto por Antônio Petrin, Mawusi Tulani, Paula Klein, Rafael Lozano e Sergio Pardal.


A peça O Filho adentra o universo da família e exprime a debilidade de seus vínculos. É nesse contexto que a vida de Bruno, protagonista da história, é atravessada pelas relações com seu pai, sua mãe, mulheres e filhos.

“(...) Em O filho, a máquina-Vertigem e a máquina-Kafka se fundem em um único engenho, graças à inteligência e à sensibilidade da diretora Eliana Monteiro (...).”
(Welington Andrade em crítica do espetáculo na Revista Cult)

Espetáculo O FILHO
Esse novo trabalho do Teatro da Vertigem é a segunda montagem, com direção de Eliana Monteiro, criada a partir da obra de Franz Kafka. Inspirado na sua Carta ao Pai, com texto de Alexandre Dal Farra, o espetáculo expõe a trajetória e as relações de Bruno com seus pais, seus filhos e suas mulheres. Ao constatar e descrever as situações vividas para si, ele tenta aprender, entre outras coisas, o que é ser um homem de verdade.


A Vila Itororó
A Vila Itororó é um conjunto de casas de aluguel construídas em 1922 pelo luso brasileiro Francisco de Castro. Após a sua morte, a Vila passou de mãos em mãos e sofreu da falta de manutenção por parte dos seus proprietários. Continuou, porém, como lugar de moradia. Nos anos 2000, a Vila Itororó foi desapropriada pelo Estado de São Paulo, que confiou sua gestão e recuperação à Prefeitura de São Paulo. Hoje a Vila Itororó é tombada pelo Conpresp e pelo Condephaat.

Francisco de Castro ergueu a Vila Itororó usando os destroços da cidade, entre os quais os restos do Teatro São José, que funcionou de 1903 até 1923 na frente do Teatro Municipal.  A Vila passou por diversas modificações ao longo do século XX - algumas realizadas pelo próprio Francisco de Castro, e outras, pelos seus moradores - e é hoje testemunha de uma São Paulo em constante mutação, marcada por violentas transformações.  Os últimos inquilinos, na sua maioria de baixa renda, esforçaram-se por resistir à remoção. Após uma longa luta, foram realojados em conjuntos do CDHU na região central.

A Vila está atualmente passando por processo de restauro gerenciado pelo Instituto Pedra. O objetivo do restauro é implementar atividades culturais na Vila Itororó. Devido às múltiplas questões que o projeto coloca, esse processo está sendo feito de forma aberta. Desde o dia 10 de abril último, o público pode visitar o canteiro de obras, conhecer o projeto e propor soluções e abordagens em consonâncias com suas expectativas, enquanto os primeiros edifícios são restaurados para serem reabertos a partir de 2016. Por que fazer um centro cultural em um lugar de moradia? O que entendemos por cultura? Quais são as formas de habitar o local, ou como a própria cultura pode ser habitada? Qual a relevância da Vila Itororó para a cidade hoje? Como reabilitar a luta dos ex-moradores que marcam sua história recente? Esses são alguns eixos norteadores do projeto em curso.


Ficha Técnica
Criação: Teatro da Vertigem Concepção e Direção Geral: Eliana Monteiro Texto: Alexandre Del Farra Atores: Antônio Petrin, Mawusi Tulani, Paula Klein, Rafael Lozano e Sergio Pardal Desenho de Luz: Guilherme Bonfanti Cenografia: Marisa BentivegnaTrilha Sonora: Erico Theobaldo Figurino: Marina Reis Vídeo: Grissel Piguillem e Kako Guirado Dramaturgismo: Antônio DuranPreparação corporal: Kênia Dias Preparação Vocal: Ariane Moulin Assistente de Cenografia: Rogerio Romoaldo Operação de Luz: Danielle Meirelles Operação de Som: Lutz Gallmeister Operação de Vídeo: Michelle Bezerra Diretores de Cena: Isabella Neves e Daniel Roque Cenotecnia: Cesar Resende de Santana Técnico de Luz: Felipe Tchaça Produção Executiva: Marcelo LeãoAssistente de Produção: Leonardo Monteiro Direção de Produção: Teatro da Vertigem e Núcleo Corpo Rastreado Montagemde iluminação: Bala e Beto (Armazém da Luz), Rafael Araújo, Gabriela Araújo, Marcela Katzin e Ricardo Barbosa Montagem de áudio: Lucas e Vitor Designer Gráfico: Luciana Facchini Assessoria de Imprensa: Marcia Marques - Canal Aberto

SERVIÇO
Espetáculo “O Filho"
De 17 de setembro a 01 de novembro de 2015
De quinta a sábado, às 20h. Domingos, às 19h.
Duração: 80 min
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos.
Ingressos: R$ 40,00 (inteira)/ R$ 20,00 (meia)
Lotação: 60 lugares
Local: Vila Itororó - Rua Pedroso, 238 – Bela Vista - São Paulo/SP
Telefone para informações: 11 3255 2713









AS MAIS ACESSADAS DA SEMANA:

ENTRETENIMENTO: Ferrari Flutuando no palco, músico Renato Franchi elogia Drake

GASTRONOMIA: Chef paraense ensina receita de pão mandioca para intolerantes ao glúten

TURISMO: Blue Tree Premium Florianópolis oferece tarifas especiais de Day Use no aniversário da cidade

TURISMO: Blue Tree Premium Alphaville e Noah Gastronomia promovem Wedding Cocktail

TURISMO: Blue Tree Hotels atinge crescimento de 24,5% em lucro operacional bruto em 2018

BELEZA: Nutriex lança Ovo Unicórnio para a Páscoa

NEGÓCIOS: Egrana, publicidade online para ganhar dinheiro na internet

ENTRETENIMENTO: Melissa Rivers se une a Giuliana Rancic e Brad Goreski como a nova apresentadora do Fashion Police

TURISMO: Cinco motivos para arrumar as malas e conhecer Aruba

MODA: Ipanema+Anitta ampliam parceria e lançam novo álbum da cantora e campanha internacional da marca