EM DESTAQUE:

ENTRETENIMENTO: 42ª Mostra | Sessões ao ar livre no vão-livre do Masp exibem clássicos

Imagem
Programação do local vai contar com sessões de quatro longas brasileiros e um estrangeiro que faz parte da seleção em homenagem ao centenário de Nelson Mandela

O Vão Livre do Masp volta a abrigar parte da programação da Mostra Internacional de Cinema. Filmes que não serão exibidos em nenhum outro lugar integram as sessões deste espaço, que são sempre gratuitas.
As projeções ocorrem diariamente de 23 a 27 de outubro, sempre às 19h30. Serão exibidas cópias 35 mm do acervo da Cinemateca Brasileira de filmes nacionais. As exceções são As Canções (2011), de Eduardo Coutinho, e olonga norte-americano Invictus (2009), de Clint Eastwood, que faz parte da programação especial em homenagem ao centenário de Nelson Mandela e encerra a programação ao ar livre no sábado, dia 27.
Abre a programação, na terça (23/10), o documentário As Canções, de Eduardo Coutinho, em que homens e mulheres contam e cantam as músicas que marcaram suas vidas. No dia seguinte será exibido Matar ou Correr, filme d…

BELEZA: Bons resultados em cirurgias plásticas são influenciados pela alimentação

Cirurgião fala sobre porque manter uma alimentação balanceada é essencial na hora de se submeter ao bisturi, e dá dicas de quais são os melhores e piores alimentos. Fotos: Divulgação

Manter uma boa saúde, através de uma alimentação balanceada e exercícios físicos, é a melhor forma de se manter sadio. Além disso, a nutrição tem um papel fundamental quando o assunto é cirurgia plástica. Para se submeter ao bisturi, a mente e o corpo devem estar preparados, assim o organismo é capaz de se recuperar mais rápido e melhor.

Segundo o cirurgião plástico Alderson Luiz Pacheco, de Curitiba, a intervenção nutricional interfere de forma benéfica na evolução do pós-operatório. “O acompanhamento deve começar antes da realização da cirurgia e continuar pelo menos até o término da recuperação”, observa. O ideal é que os pacientes considerem as recomendações como atitudes necessárias a uma vida saudável. “A alimentação pode melhorar ou piorar a recuperação, tudo depende da postura do paciente em relação a sua própria saúde. Vícios (como o tabagismo e o alcoolismo) e o sedentarismo também são prejudiciais para qualquer intervenção cirúrgica e especialmente no pós-operatório. Cada detalhe pode fazer a diferença”, destaca.

Para obter os melhores resultados possíveis e ter um pós-operatório sem complicações é preciso evitar a ingestão de determinados alimentos e dar preferência ao consumo de outras comidas. Pacheco lembra que o cirurgião responsável avalia o paciente como um todo e vai orientá-lo de maneira a obter reflexos positivos em sua saúde. “Além de uma dieta equilibrada, com a quantidade certa de cada nutriente que o corpo carece, o indivíduo deve levar em consideração a qualidade do que está sendo consumido. Os alimentos provenientes de fontes seguras trazem mais benefícios”, ressalta.

Em muitos casos, o paciente é orientado a perder peso antes da operação plástica, e a reeducação alimentar é responsável pela manutenção do peso corporal. Mais do que ficar apto para a cirurgia, o paciente aprende a adotar hábitos alimentares saudáveis. No período pré-operatório, a alimentação é importante devido à necessidade de controlar o metabolismo e o apetite. “Para que os resultados da plástica se mantenham o paciente tem que adquirir um estilo de vida mais saudável. Sem alimentação correta o corpo pode voltar à forma física anterior a operação e o bom funcionamento do organismo depende do equilíbrio da quantidade e da qualidade do que é ingerido”, afirma.

Ele, que é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, dá algumas dicas sobre os alimentos que não devem fazer parte do cardápio no pré e no pós-operatório. Os pacientes devem passar longe dos embutidos, como presunto, salsichas e salames; dos molhos prontos utilizados em saladas e no preparo das refeições, como o molho de tomate e o shoyo; e dos alimentos enlatados, como milho e ervilha.

Os alimentos que devem ser incluídos antes e depois da plástica são os ricos em vitamina C, como o espinafre, brócolis, tomate, pimentão e frutas cítricas - como a laranja, morango, acerola, abacaxi e limão. A ingestão de no mínimo oito copos de água por dia é primordial. “Estes alimentos proporcionam benefícios para o sistema imunológico, contribuem para a cicatrização, estimulam a produção de colágeno, combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. A água hidrata e reduz a retenção de líquidos”, finaliza.

Doutor Alderson Luiz Pacheco (CRM-Pr 15715)
Cirurgião Plástico
Fone: 41 3022-4646      
Endereço: Rua Augusto Stellfed, 2.176, Champanhat, Curitiba/PR

AS MAIS ACESSADAS DA SEMANA:

BELEZA: Sérgio Led’s apresenta seu novo projeto Mundo da Tattoo

MODA: Confira o Calendário SPFW n46

DECORAÇÃO: Uso da Madeira

MODA: Paraíso Feminino mostra que grifes de luxo podem estar ao seu alcance

ENTRETENIMENTO: 42ª Mostra | Sessões ao ar livre no vão-livre do Masp exibem clássicos

ENTRETENIMENTO: Futura delegada de polícia, Raissa de Albuquerque retorna em ensaio picante para Bella da Semana

MODA: DelRio apresenta sua coleção inspirada nas maiores divas do cinema

ENTRETENIMENTO: Milwaukee apresenta tributo a Red Hot Chili Peppers

GASTRONOMIA: É apaixonado por pão? Aprenda a preparar um Pão sem Glúten

BELEZA: Marco Boni e Lion mostram os acessórios ideais para compor o look de Halloween