TURISMO: Secretaria de Turismo cria City Tour para alunos municipais em Cuiabá

Foto: Divulgação

A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, por meio do secretário adjunto Marcus Fabricio, apresentou na sede da secretaria o projeto city tour histórico-cultural, intitulado de “A Cuiabá dos 300 anos", com o objetivo de difundir e mostrar Cuiabá através dos seus atrativos Históricos e Turísticos que ultrapassa os séculos, rumo a direção do seu tricentenário.

Segundo ele, esta é uma plataforma proposta pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que consiste em conduzir grupos de alunos das escolas municipais, oferecendo informação cultural e cidadania aos participantes, fortalecendo ainda o roteiro turístico da Capital. Desta forma, o tour panorâmico deverá percorrer pontos importantes como, templos, edificações, espaços culturais, ruas, praças, museus e instituições que versem a história de Cuiabá.

O primeiro ato de lançamento do “City Tour” terá inicio na semana do aniversário da cidade, com projeto “Siminia”, e contará com a participação do prefeito e da Primeira-dama, Márcia Pinheiro. O adjunto ainda reitera que o evento seguirá com a parceria das secretarias municipais de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e de Educação.

“O objetivo deste primeiro trajeto com as meninas e o prefeito, será experimental e de avaliação, para que possamos conhecer toda sua dinâmica. Desde o processo de instrução dos alunos e do percurso, e assim, aplicar aos alunos da rede municipal de ensino. Além, é claro, de proporcionar um momento de lazer para elas”, ressaltou Marcus Fabricio.

O professor historiador Oscar Correia Couto Neto, é o responsável pela proposta pedagógica e explica a metodologia adotada para avaliação, no qual, cada participante receberá um "Diário de Bordo", constando todos os pontos histórico-turísticos a serem visitados, para que possam propagar sua opinião, a respeito do patrimônio apresentado, em que a secretaria poderá colher resultados mais expressivos do projeto e, com isso dar continuidade a trabalhos futuros, preparando novos cidadãos para a Cuiabá dos 300 Anos.

O City tour deverá acontecer nos dois períodos (matutino e vespertino), duas vezes por semana (segunda e terça). Serão disponibilizados 2 micro-ônibus para atender cerca de  20 a 25 participantes por visitas.


Roteiro

Av. Ten. Cel Duarte (Morro da Luz e Beco do Candeeiro); Av. Getúlio Vargas (Praça da República, Igreja da Matriz, Secretaria E. Cultura – antigo Grande Hotel – Cine teatro Cuiabá); Rua Barão de Melgaço (Praça Rachid Jaudy – CAT, Marco do Centro Geodésico da América do Sul e a Câmara Municipal de Cuiabá – antigo Campo D’Ourique); Rua 13 de Junho (SESC-ARSENAL – antigo Real trem de Guerra, Praça Major João Bueno – Praça dos Expedicionários; Av. Isac Povoas (Igreja de Nossa senhora do Bom Despacho); Av. Cel. Escolástico Estátua dos Bandeirantes; Museu do Rio (1899), Orla do Porto  (2017), SESC-Casa do Artesão (1910), Praça Major João Bueno (2017), Igreja de Nossa Senhora do Rosário e capela de São Benedito (1730) – atrativo externo, Museu da Caixa D’Água (1882) – CAT Móvel apresentando vídeos sobre Cuiabá e suas mudanças arquitetônica e histórica.

O roteiro do “FANTUR”  foi pensado na viabilidade das Ruas de Cuiabá, que em muitos casos são estreitas e sem local adequado para estacionamento.


Anuncie sua marca, produto ou serviço e siga-nos nas redes sociais: Instagram @oresumodamoda  Facebook @oresumodamoda  Twitter @oresumodamoda

Destaques da Semana:

DECORAÇÃO: Irmãos Fahrer lançam a Empório Fahrer

GASTRONOMIA: Barbosa & Marques indica queijos para preparar sanduíches

BELEZA: Elimine a pele ressecada causada pelo tempo seco