TURISMO: FIT Pantanal uma vitrine que mostrará os encantos de Mato Grosso

Foto: Divulgação

“Sustentabilidade para o Desenvolvimento do Turismo”, é o tema da Feira Internacional do Turismo do Pantanal- FIT 2017, que será realizada em Cuiabá, no período de 20 a 23 de abril no Centro de Eventos do Pantanal, promovida pelo Governo do Estado e o Sindicato das Empresas de Turismo/Sindetur. A FIT deverá unir todos os segmentos da economia movimentados pelo setor turístico. 

No ano passado, a FIT apresentou o turismo como um grande negócio, mas este ano a Organização das Nações Unidas-ONU, decretou 2017, como o ano internacional do turismo sustentável. Conforme explica um dos coordenadores, Jaime Okamura, os principais pontos turísticos são ecológicos e dependem principalmente da preservação ambiental. Outro foco do evento, segundo ele, é consolidar a feira no calendário nacional e internacional de turismo. “Sustentabilidade, econômico, social e ambiental serão os  pilares fortes da FIT Pantanal” observou.    

A Feira será realizada em parcerias com outras instituições, como ressalta Luís Carlos Nigro, secretário Adjunto de Turismo do Estado. O investimento do governo estadual no evento, será menor este ano, em torno de R$ 1,8 milhão, enquanto que, no ano passado, foi de R$ 2,2 milhões. Portanto, a FIT buscou parcerias para consolidar o projeto. Parceiros como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional do Comércio (Senac), Federação do Comércio e outras entidades, vão somar na realização da feira.


    
Nigro ressaltou que a programação deverá atrair cerca de 100 mil visitantes durante os quatro dias de evento. A estrutura da FIT Pantanal terá a exposição dos municípios com potencial turístico, a aldeia do conhecimento com a realização de 18 palestras, 9 painéis temáticos, fóruns, reuniões, além das rodadas de negócios. Em outros espaços, vão acontecer os festivais de gastronomia, artesanato e as apresentações culturais. “A FIT Pantanal, sem dúvida será uma grande vitrine”, prosseguiu. “Teremos ainda encontros como o da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), a entidade pioneira do turismo nacional, além de várias operadoras e delegações da América do Sul, que vão divulgar as nossas potencialidades. A meta é levar a imagem de Mato Grosso para outros estados e países”, disse ele.

Na opinião do presidente do Sindicato das Empresas de Turismo/Sindetur, Oiran Gutierrez, a FIT Pantanal, terá uma grande importância para o setor, pois vai destacar Mato Grosso no cenário nacional e internacional. Ele frisou que a presença das operadoras é essencial neste evento, onde  serão apresentados os principais roteiros e os serviços turísticos. “Mato Grosso é privilegiado com três biomas que chamam atenção”, argumentou 

Na ocasião, enalteceu as ações do poder público em relação ao setor. Ele disse que o Governo do  Estado colocou o turismo como uma das prioridades do desenvolvimento econômico do estado. “O governador Pedro Taques continua investindo na melhoria da infraestrutura de estradas, notadamente na transpantaneira que corta o Pantanal Mato-grossense”, salientou. 


FIT PANTANAL 

A Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT 2017) acontece de 20 a 23 de abril no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e tem como tema “Sustentabilidade para o Desenvolvimento do Turismo”. A feira é promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso e o Sindicato das Empresas de Turismo/Sindetur e conta com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Mato Grosso (ABIH-MT) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Mato Grosso (ABAV-MT). Além do apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Mato Grosso, Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) e Serviço de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac/MT).






Anuncie sua marca, produto ou serviço e siga-nos nas redes sociais: Instagram @oresumodamoda  Facebook @oresumodamoda  Twitter @oresumodamoda

Destaques da Semana:

DECORAÇÃO: Irmãos Fahrer lançam a Empório Fahrer

BELEZA: Elimine a pele ressecada causada pelo tempo seco

GASTRONOMIA: Barbosa & Marques indica queijos para preparar sanduíches