TURISMO: Pronatec oferta 10 mil vagas para cursos na área

Inscrições serão abertas para estudantes da rede pública de 18 estados; aulas serão presenciais e deverão começar em agosto. Foto: Divulgação

O Ministério do Turismo vai oferecer, pela primeira vez, 10 mil vagas de ensino técnico para estudantes de escolas públicas brasileiras. Os cursos, gratuitos, serão ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e vão atender ao mercado de viagens. As inscrições serão abertas em 172 municípios de 18 estados localizados em todas as regiões brasileiras.

“O jovem sairá do ensino médio com condições de concorrer a uma vaga no mercado de turismo. A medida também resolve um dos principais gargalos ao desenvolvimento do setor, que é a carência de pessoal qualificado”, avalia o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

O MedioTec, modalidade do Pronatec pela qual as vagas são ofertadas, vai disponibilizar cursos de técnico em agenciamento de viagens, cozinha, eventos, guia de turismo, hospedagem, lazer, restaurante e bar.

Os estudantes devem, preferencialmente, cursar o 2º ano do ensino médio. O jovem terá aulas sobre processos de recepção, viagens, eventos, gastronomia, serviços de alimentação e bebidas e entretenimento.

“Daqui a três anos o País terá 10 mil técnicos de nível médio especializados em assuntos do turismo, formados em cursos com carga horária de 800 horas”, afirma a secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra.

A definição da oferta levou em conta a demanda apresentada pelos estados e a capacidade de atendimento do programa. Um dos pré-requisitos para seleção dos municípios contemplados é que estes estejam enquadrados nas categorias A, B ou C do Mapa do Turismo Brasileiro.

As aulas devem começar em agosto de 2017. Os cursos são presenciais, em horários diferentes dos cursos regulares do ensino médio, e ministrados por entidades cadastradas pelo Ministério da Educação.

Confira abaixo a oferta por região, estado e município:

Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil e do Ministério do Turismo



Anuncie sua marca, produto ou serviço e siga-nos nas redes sociais: Instagram @oresumodamoda  Facebook @oresumodamoda  Twitter @oresumodamoda

Destaques da Semana:

DECORAÇÃO: Irmãos Fahrer lançam a Empório Fahrer

GASTRONOMIA: Barbosa & Marques indica queijos para preparar sanduíches

GASTRONOMIA: Esporão Reserva é destaque ´Double Gold´ no SAKURA AWARDS, no Japão