GASTRONOMIA: Festival gastronômico está com inscrições abertas em Petrolina, PE

Evento busca valorizar e celebrar a identidade gastronômica do Semiárido. Programação contará com feirinha, seminários e apresentações artísticas. Foto: Divulgação


Mais que uma festa, é um festival de celebração e valorização da gastronomia local através da difusão do uso das Plantas Alimentícias Não Convencionais do bioma Caatinga. Com o intuito de valorizar e celebrar a gastronomia da região do Semiárido, será realizada em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a primeira edição do festival gastronômico 'Umbu Pancs'. O evento vai acontecer entre os dias 02 e 05 de abril e contará com a participação de chefs de cozinha renomados e uma programação que envolverá feira de gastronomia e artesanato, seminários, degustação e apresentações artísticas.

De acordo com uma das coordenadoras do festival, a chef Georgia Romero, o grande objetivo do evento é ampliar a identidade gastrônomica da região. “Temos um bioma único no planeta, que é a Caatinga, a qual tem uma produção própria de plantas tidas como comida de subsistênsia e nós estamos levando para outro nivel. Isso vai inserir Petrolina no mapa gastronômico do país”, disse.
No domingo (02), às 17h, a abertura do festival acontecerá na Praça 21 de Setembro em Petrolina e contará com uma feira de produtos gastronômicos e artesanais da região, além da participação da banda Baque Opará, DJ Liz Martins e de outros artistas locais a serem confirmados. O evento é aberto ao público. Os interessados em expor nesta feira podem entrar em contato pelo número (87) 98814-3409.

Já na segunda (03) e na terça (04), das 14h às 18h, haverá seminários ou 'aulas show' com os chefs Paulo Machado, Moacir Sobral, Robson Trindade, Juci Melo, Geórgia Romero, Clodomiro Tavares e João Barreto (O Cumpade). Os profissionais irão ensinar receitas com produtos da região, como o umbu, queijo de cabra, peixes do São Francisco e plantas não convencionais (as 'Pancs'), com a coroa de frade, o mandacaru e a palma. As aulas acontecerão na sede do Senac Petrolina. Estão sendo disponibilizadas 120 vagas e os interessados podem se inscrever nas sede do Sebrae e Senac ou no Café de Bule.

E na quarta-feira (05), o encerramento do evento acontecerá às 19h, com um Jantar Magno no restaurante Flor de Mandacaru, no qual serão servidos pratos feitos com produtos da Caatinga. O jantar contará com a apresentação de Targino Gondim. As reservas podem ser feitas através dos telefones  (87) 99975-1101 e 98817-3890 e custa R$ 100, por pessoa. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (87) 3983-7600/ 2101-8902/ 8904.



  • Como participar ?

  • Como expositor da feira, entre em contato inbox. Das aulas e do seminário, inscreva-se no Sebrae (Pacote completo por R$50,00). Do jantar, faça sua reserva no Café de Bule ou Restaurante Flor de Mandacaru. Conheça os chefes convidados para o evento. Paulo Machado é Mestre em hospitalidade, fundador do Instituto Paulo Machado e apresentador do programa de TV: Comitiva de Sabores da TV MS Record. Estudou e trabalhou em restaurantes da Europa e Brasil. Dá aulas de gastronomia e já promoveu Festivais de Cozinha Brasileira em mais de 15 países. Em 2015 recebeu o Prêmio Dólmã de melhor chef de cozinha na categoria nacional.

Serviço:
Sebrae Petrolina: Centro de Convenções (ao lado do Shopping).
Sena Petrolina: Rua Projetada, 650, Maria Auxiliadora.
Café de Bule:  Rua Antônio Santana Filho, 353, Centro.


Anuncie sua marca, produto ou serviço e siga-nos nas redes sociais: Instagram @oresumodamoda  Facebook @oresumodamoda  Twitter @oresumodamoda

Destaques da Semana:

DECORAÇÃO: Irmãos Fahrer lançam a Empório Fahrer

GASTRONOMIA: Barbosa & Marques indica queijos para preparar sanduíches

BELEZA: Elimine a pele ressecada causada pelo tempo seco