TURISMO: Lins é o novo polo de desenvolvimento no estado de São Paulo

Lins/SP é o maior e mais novo polo de desenvolvimento do Brasil graças à sua localização no centro do país entre dois eixos rodoviários importantes que liga norte ao sul e leste a oeste. Fotos: Reprodução

Do interior do estado, mais precisamente da cidade de Lins, começou nossa grande aventura para conhecer o centro do país e toda a sua costa litorânea de carro. Esse grande roteiro de norte a sul do Brasil nasceu não só da vontade de conhecer nossa terra mas também da necessidade de conhecer nossos parceiros e apresentar nosso trabalho para outros que desejam divulgar seus negócios.

Lins é um município na região centro-oeste do estado de São Paulo no Brasil, localiza-se a uma distância de 430 quilômetros da capital do estado e tem uma população em torno de 100 mil habitantes, fazendo divisa com os município de Sabino, Cafelândia, Guaimbê, Getulina, Guaiçara e importante na micro região atendendo também outros municípios como Pongaí, Guarantã, Promissão, Avanhandava, Pirajuí e Penápolis, entre outras.

Conhecida como a "Cidade das Escolas", reúne um número grande de habitantes flutuantes, jovens estudantes que residem na cidade por um determinado tempo enquanto concluem os estudos, por isso é um bom local para investir no setor de alimentação, hospedagem, vida noturna e comércio em geral. Destaque para as universidades UNILINS, Faculdades Salesiano, UNIMEP, o Centro Técnico Paula Souza e inúmeras escolas estaduais, municipais, de arte, idiomas e outras.

Lins surgiu no cruzamento de uma trilha de índios localizada nas proximidades dos Rios Tietê e Dourado e a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Os trilhos da Estrada de Ferro traziam os homens que cortavam as matas com seu destino já traçado pelo Marechal Rondon, rumo ao Mato Grosso. Desde o ano de 1906 o fazendeiro Manuel Francisco Ribeiro, que tinha grande extensão de terra em São Sebastião de Pirajuí (hoje Pirajuí), já andava por estas paragens atrás de farta caça e pesca. A partir de então várias famílias aqui se estabeleceram fundando o patrimônio de Santo Antônio do Campestre.

Em 16 de fevereiro de 1908, o Presidente da República, Senhor Afonso Pena, acompanhado do Eng. Conde Paulo de Frontin (inspetor da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil), visitou a região para proceder a inauguração da 20ª seção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Por motivos alheios à sua vontade deixou de seguir viagem, com a comitiva do Presidente, o Major Manuel Joaquim de Albuquerque Lins. Naquele mesmo dia 16 de fevereiro de 1908, a estação da via férrea, Km 152, recebeu o nome de "Albuquerque Lins" em homenagem ao Presidente da Província.

O coronel Joaquim de Toledo Piza e Almeida e sua esposa se estabeleceram no local em 1913. Foi doada pelo Coronel uma gleba à Municipalidade de Bauru, anexa à Estação de Albuquerque Lins, para que se estabelecesse o núcleo de uma povoação. Criou-se o Distrito de Albuquerque Lins, transferido em 1914 para o município de Pirajuí. Em 30 de dezembro de 1913, Carlos Augusto Pereira Guimarães, Vice-Presidente do Estado criou o Distrito de Paz de Albuquerque Lins, com sede no povoado da estação do mesmo nome da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Lins nasceu com o nome de Douradinho (Brumadinho), Campestre, Santo Antonio do Campestre; depois Albuquerque Lins e finalmente Lins.




O cenário local inteiramente se reporta ao Rio Campestre, que corta a cidade e praticamente todas as terras do município estão compreendidas na classificação "Bauru-Superior", isto é, terras arenosas mistas, de boas propriedades físicas, solo profundo e poroso.

A água da cidade segundo o Código de Águas Minerais, "trata-se de água termal, de média mineralização, predominantemente alcalina sódica, água mineral, isotermal e alcalina-bicarbonatada e diante destas características apresentadas, as quais se evidenciam propriedades de real valor na crenoterapia. Água semelhante só é encontrada na cidade de Vichy (França).

No clima predomina a temperatura elevada. O calor é forte em todo o verão, com inverno seco e frio, mas, ainda assim, com alguns dias de temperaturas elevadas. No período de inverno, a cidade pode enfrentar temperaturas muito baixas durante as madrugadas e amanhecer. A distribuição das chuvas está concentrada no intervalo compreendido entre os meses de outubro e março. Geadas ocorrem excepcionalmente e em regiões restritas às baixadas.

O Terminal Rodoviário de Lins recebe cerca de 12 empresas de transportes de passageiros que ligam vários estados, a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB), Bauru - Corumbá (MS). Esta ferrovia interliga-se com a Bolívia, e em 2006 foi privatizada e entregue à administração e exploração à ALL - America Latina LogisticaAeroporto de Lins operou linhas de passageiros por um curto período e hoje, a maior demanda do aeroporto é de voos particulares e conta com pista em asfalto de 1 700 metros. Gasoduto Bolívia-Brasil corta o município de Lins ao norte, com 21 km de extensão.

O município se destaca pela presença do JBS Friboi. O conglomerado, atuante em vários ramos (carnes, couro, higiene e limpeza, produtos) emprega boa parte da força de trabalho local sendo também responsável de forma indireta por grande parte do movimento do comércio da cidade.

Recentemente, foi implantada a Usina Lins, usina esta de álcool combustível, pertencente ao grupo Batatais. Sua implantação contribuiu para o acréscimo substancial do movimento da economia linense.

Em adição, existe uma parcela considerável de trabalhadores que se deslocam por cerca de 10 km até a sede da usina pertencente ao grupo Equipav, outra grande empresa do ramo sucro-alcooleiro que se situa em área pertencente aos limites do município de Promissão.

No que por anos foi considerada a maior bacia de leite do estado de São Paulo, a atividade agrícola é bastante diversificada, com predominância crescente do plantio de cana-de-açúcar. Nas redondezas da cidade também encontramos plantações de caféseringueiraseucaliptosmilho, e algodãoA partir da segunda metade da presente década, seguindo a tendência dominante, ocorreu o já mencionado incremento no plantio e cana-de-açúcar.

Hoje a cidade se firma como uma das estâncias turísticas mais importantes da região sudeste brasileira e entre suas opções de lazer há o roteiro rural, religioso e de águas termais.

Lins tem 1 749 lojas de comércio dentre elas, varejo, minimercados, mercearias, materiais de construção, loja de roupas, etc.. São 858 lojas de serviços: dentre elas, alojamento, alimentação, transporte terrestre e informática.



MODA

Há um grande número de lojas e magazines no centro da cidade nas proximidades do calçadão Tancredo Neves e uma grande quantidade de bazares e pequenos comércios também nos bairros.


Saison Moda & Estilo a loja de moda mais badalada de Lins/SP


As lojas mais sofisticadas especializadas na venda de produtos de luxo com boutiques multimarcas se localizam na rua considerada a mais elegante e no alto da cidade, mais precisamente na Rua Pedro de Toledo nº1176 está instalada a SAISON, a mais badalada, mais frequentada pela sociedade da região e famosa pelos seus jeans premium de marcas famosas e vestidos de festas luxuosos.

Fundada também na cidade, a rede de magazine TANGER também é bem conhecida na região onde tem inúmeras lojas destinadas ao público popular, vende de roupas e calçados á colchões e roupas de cama, mesa e banho.



BELEZA

Não precisa se preocupar para ficar bonito na cidade, os profissionais da área se espalham por toda a cidade e famosos cabeleireiros, manicures e pedicures atendem aos clientes exigentes da região.


Os famosos cirurgiões plásticos Dr. Flavio Mendes e Dr. Marcos Gabas


Outro ponto importante e marcante da cidade é a presença de grandes profissionais estéticos e grande nomes cirurgiões plásticos que executam com supremacia e excelência os procedimentos.



DECORAÇÃO

Decoradores, Paisagistas e Arquitetos desenvolvem projetos especiais para residencias e comércios.


A profissional mais requisitada da região, a Arquiteta, Decoradora e Engenheira Paula Grossi.


Famosa por construções grandiosas e residências luxuosos, essa característica da cidade faz com que ela se destaque na região permitindo que esses profissionais desenvolvem também suas idéias nas cidades vizinhas.



GASTRONOMIA

Salão interno do Choppão Cristal, o mais tradicional e elegante restaurante da cidade.

É grande o número de bares e restaurantes no centro, na Rua Pedro de Toledo assim como no alto da cidade onde ficam famosas churrascarias e chopperias como a Pampeana, a Churrascaria Gaúcha, Botequim do Espeto e a mais famosa e antiga da cidade Choppão Cristal, conta também com dois hotéis do mesmo grupo e está instalada numa elegante localização, praça com galeria de comércio e doceria.




RESTAURANTES


Choppão Cristal
Filés, pizzas e frango, mais chopes e vinhos, em espaço informal com área externa e playground com monitores.
Endereço: R. Luís Gama, 1799 - Jardim Ariano, Lins - SP, 16400-472
Telefone:(14) 3523-4700

Churrascaria Gaúcha
Endereço: Rua Pedro de Toledo, 1239 - Centro, Lins - SP, 16400-106
Telefone:(14) 3522-5546

Pampeana
Steakhouse elegante serve cortes finos e opções caseiras vistosas em buffet com espaço infantil monitorado.
Endereço: R. Fagundes Varela, 175 - Jardim Ariano, Lins - SP, 16400-463
Telefone:(14) 3522-3566

There Massas e Pizzas
Endereço: R. Luís Gama, 1848 - Jardim Arapua, Lins - SP, 16400-472
Telefone:(14) 3532-1488

Babys Gula Restaurante
Fast-food de pratos executivos, opções múltiplas de lanches e sobremesas, em espaço despojado com área kids.
Endereço: R. Tomás Antônio Gonzaga, 105 - Jardim Ariano, Lins - SP, 16401-323
Telefone:(14) 3523-6673

Botequim do Espeto
Endereço: R. Tomás Antônio Gonzaga, 135 - Jardim Ariano, Lins - SP, 16400-464
Telefone:(14) 3523-6494

Arena Castelli Pizzaria
Endereço: R. José Pachêco, 80 - Res. Fortaleza, Lins - SP, 16400-325
Telefone:(14) 3025-4575



TURISMO

A rede hoteleira é boa e tem opções para todos os gostos e bolsos. Uma cidade agradável, calma e constantemente quente oferecendo opções para o chopp da tarde e para a caminhada também muito comum no interior, a pista de cooper fica intransitável durante as atividades física no início da noite onde ali mesmo o happy hour com música ao vivo que acontece nos bares e restaurantes próximos.


HOSPEDAGEM

Blue Tree Park
Endereço: Rod.Mal.Rondon, Km. 443,3, Lins - SP, 16400-970
Telefone:(14) 3533-6300

Cristal Palace Hotel

Endereço: R. Luís Gama, 1771 - Jardim Arapua, Lins - SP, 16400-472
Telefone:(14) 3511-0700

Hotel ibis Lins
Endereço: R. Floriano Peixoto, 1808 - Centro, Lins - SP, 16400-101
Telefone:(14) 3511-0100

Hotel Della Verde
Endereço: R. Floriano Peixoto, 657 - Centro, Lins - SP, 16400-100
Telefone:(14) 3532-8020

Wanna Hotel
Endereço: R. Voluntário Vitóriano Borges, 117 - Centro, Lins - SP, 16400-040
Telefone:(14) 3523-1317

Hotel Pousada Barravento
Endereço: R. Ver. Manoel Ouvinhas Júnior, 31 - Jardim Arapua, Lins - SP, 16400-480
Telefone:(14) 3522-5050

Village Palace Hotel
Endereço: Av. Tiradentes, 400 - Centro, Lins - SP, 16400-050
Telefone:(14) 3523-4844
ROTEIRO RELIGIOSO:


Igreja Matriz de Santo António



Em 1913, foi doada, à Câmara Municipal de Bauru, uma gleba de terra que deu início à construção de um templo em alvenaria, inaugurado em junho de 1916. Em 1925, foi lançada a pedra fundamental para a construção do novo templo, destinado a abrigar a Matriz de Santo Antônio. Após cinco anos, realizou-se a conclusão da cobertura do templo, marcando também o inicio das funções religiosas, bem como a demolição do prédio antigo.

A Catedral de Santo Antônio é um símbolo da arte gótica em toda região. Sua arquitetura em estilo gótico é percebida através dos arcos em ogiva, sendo que a abóbada é uma das principais características da sua construção. Os rodapés da igreja são recobertos de mármore, e o altar-mor, em mármore italiano. De todas as igrejas de Lins, a catedral é a que possui o maior número de santos. Também conserva a cadeira que simboliza a sede do bispado, na qual somente o bispo pode sentar-se.

Os vitrais incrustados na catedral inspiram contemplação e reflexão às pessoas que têm a oportunidade de vê-los. Os bancos são todos talhados no estilo gótico, seguindo a construção e arquitetura da catedral. O piso original da catedral pode ser visto no púlpitoOutros elementos podem ser observados na catedral, como as criptas dos bispos dom Walter Bini e dom Pedro Paulo Koop.


Santuário de Fátima



No início do ano de 1953, dom Henrique Gelain, então bispo de Lins, confiou ao padre Norberto Kondó o apostolado junto ao povo da Vila Junqueira (Lins), tendo em vista a construção do santuário. Em maio de 1954, foi benta a pedra fundamental do santuário, vinda da Cova da Iria, em Portugal incrustada artisticamente em bloco de mármore. Em julho de 1954, foi iniciada a construção da capela provisória.

Sua arquitetura, em estilo renascentista, é caracterizada pela geometria euclidiana. No santuário, encontram-se duas relíquias da aparição de Maria em Fátima: um ramo da azinheira, árvore típica de Portugal, sobre a qual Maria apareceu, e também um pedaço das vestes da irmã Lúcia, uma das testemunhas da aparição.

É a segunda maior basílica do país perdendo apenas para o Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Aparecida/SP e o que os romeiros esperam é a construção das escadarias das promessas que começaria na Avenida Tiradentes a beira do Rio Campestre atravessando um terreno íngrime chegando à Avenida São paulo onde se localiza o Santuário.

O seu evento mais conhecido é a encenação da via sacra durante a sexta-feira santa onde um grande número de moradores e turistas se aglomeram para prestigiar e comemorar juntamente com a comunidade cristã da região em parceria com a Prefeitura Municipal. A presença do grande público mostra o envolvimento cristão da comunidade com essa data tão representativa.


Igreja Dom Bosco



Com suas obras concluídas em 1940, a Igreja de São João Bosco é um exemplar da arte e arquitetura barroca em Lins. Na parte externa da igreja, podem-se observar mosaicos na parte superior da porta principal.

A igreja possui vários vitrais: uma série deles representa os sonhos de São João Bosco. Do altar, pode-se admirar um outro vitral no estilo e formato rosáceo. Atrás do altar, estão localizados outros três vitrais.

Uma curiosidade no interior da igreja são as doze colunas que circundam o altar: uma menção aos doze apóstolos.


Igreja Ortodoxa Grega



O templo tem as características típicas dos monumentos arquitetônicos de estilo bizantino: a abóbada arredondada e a cruz de braços de igual tamanho são vistas em templos ortodoxos e grandes catedrais, inclusive na Rússia.

A posição do templo respeita a crença de que o altar deve estar na direção em que nasce o sol e, por isso, ele parece levemente deslocado com relação ao traçado das ruas. Seu interior guarda conceitos antiquíssimos e costumes milenares.

Os ícones são típicos da cultura bizantina, sendo que, em sua elaboração artística, sempre se usa o dourado, feito de pó de ouro, contornando os halos dos santos.


Templo Budista Honpa Hongwanji de Lins



Para sua fundação, foi concedida, pela sede central de Quioto, no Japão, autorização para a instalação da imagem do Buda Amida. Foi, então, constituído oficialmente o Templo Budista de Lins do Brasil, tendo, como primeira sacerdotisa, Kunkai Okayama, dando continuidade ao templo até os dias de hoje. O templo é da seita "shin budismo" da terra pura - Comunidade Budista Sul-Americana Jodo Shinshu Honpa Hongwanji.


Templo Budista Taisenji


Pertence à Honmon Butsuryu-Shu, a primeira seita budista a se instalar no Brasil, com a vinda do monge budista Tomojiro Ibaragui a bordo do navio Kasato Maru em 18 de junho de 1908, marcando oficialmente o início da colonização japonesa no Brasil.


Igreja Metodista de Lins



O templo está localizado no centro da cidade.

Templos Evangélicos

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Primeira Igreja Batista, Igreja Batista Ágape, Igreja Batista Ide, Igreja Batista do Calvário, Assembleia de Deus Min Pirajuí, Congregação Cristã no BrasilIgreja do Evangelho QuadrangularIgreja Universal do Reino de DeusIgreja Pentecostal Deus é Amor e Igreja Internacional da Graça de Deus, Igreja Cristã Maranata, dentre outros.


ROTEIRO RURAL:

Uma medida da prefeitura da cidade para alavancar o turismo local, foi a criação dos roteiros rurais do Campestre e do Rio Dourado, que reúne principalmente atrações gastronômicas e de lazer na zona rural da cidade. Na estrada Lins-Guaimbê se localiza ótimos pontos para passar um final de tarde como na Sorveteria "A Fazendinha" onde além de tomar um delicioso sorvete artesanal poderá também desfrutar do ambiente rural e conhecer o artesanato local.

Águas Termais



A cidade conta com um hotel resort, o Blue Tree Park pertencente a rede Blue Tree Hotels, com amplo parque aquático com águas termais e ótimas instalações de hospedagem com uma incrível arena de eventos onde acontecem famosas festas e leilões agropecuários.

Rio Dourado SP

O Rio Dourado tem alto potencial turístico, tanto que ultimamente a administração local investe no turismo da região, são restaurantes panorâmicos, ranchos e ampla área para esportes náuticos graças a água represada pela Barragem de Promissão no Rio Tietê.



ENTRETENIMENTO

Cinema
  • MMC Cinemas

Danceterias e Casas Noturnas




  • Baden Baden
  • Haut Lounge & Bar
  • Seo Mané


Clubes

O município conta com 3 clubes em funcionamento:

  • Lins Country Club, localizado às margens da Rodovia Marechal Rondon.
  • Associação Desportiva da Polícia Militar (ADPM), contando com piscinas, quadras esportivas, campos de futebol, lanchonete, cancha de bocha, salão de festas, parque infantil. Localizada na Rua Minas Gerais sem número, na Vila Militar.
  • Associação Atlética do Banco do Brasil, que conta com piscina aquecida e diversas quadras de futebol. Fica localizada na Avenida Duque de Caxias.

Os cidadãos linenses tiveram, também, durante décadas, a marcante presença do Clube Linense (hoje pertencente à Prefeitura Municipal), prestigiado pela alta sociedade e que, nos últimos anos, viveu um período de decadência e drástica redução no número de associados, vindo a encerrar suas atividades no ano de 2008.



ESPORTE

Futebol

Lins conta com uma equipe de futebol atualmente, que é o Clube Atlético Linense, popularmente conhecido por seus torcedores como "Elefante da Noroeste".



O clube, depois de tempos sombrios nos anos 90, reapareceu no cenário futebolístico, tendo conseguido o acesso à série A2 do Campeonato Paulista de Futebol no ano de 2008, e também à série C do Campeonato Brasileiro nesse mesmo ano.

Em 24 de abril de 2010 o time do Clube Atlético Linense com uma vitória sobre o União Agrícola Barbarense se tornou o Campeão Paulista da Série A2 de 2010 e retornou depois de 53 anos para o Campeonato Paulista da Série A1 em 2011.

Estádios de Futebol

A cidade conta com o querido 'Estádio Municipal Gilberto Siqueira Lopes', mais conhecido como 'Gilbertão', nome dado em homenagem a um importante advogado e político local, local onde se manda os jogos do time da cidade com a capacidade de 15 mil torcedores.

Além do principal estádio, a cidade conta com outros menores usados para o campeonato amador como o Estádio Fernando Costa, Campo do Botafogo, Campo do Pasetto entre outros.

Outros esportes

A cidade de Lins também conta com equipes de voleibolfutsal (representado pelo Linense) e outros esportes olímpicos. Possui também uma equipe de basquetebol, o Lins Basquete, que chegou ao vice-campeonato da Liga Ouro de 2014 (divisão de acesso à liga NBB). Posteriormente, com a falta de apoio por motivos não explicados, a equipe caiu de rendimento e passou a disputar ligas regionais e a divisão de acesso do Campeonato Paulista de Basquete. Também é conhecida por ser uma das únicas cidades da região em que há a prática de beisebol.

A cidade de Lins no ano de 2016 entrou numa nova era de desenvolvimento e a expectativa agora é da chegada de investidores para a construção do 1º shopping center para atender esse grande polo comercial da macro região que compreende outros 4 grandes cidades (Marília/São José do Rio Preto/ Baurú/Araçatuba) e a construção do anel viário atravessando a cidade beirando avenidas pelos rios Campestre e Jacentina.


Lins é capital do novo polo de desenvolvimento numa macro região central do estado de São Paulo.

Sua importância se dá pela localização, ela fica entre dois grandes eixos rodoviários, a BR 153 e a Rodovia Marechal Rondon facilitando o transporte de produtos pelo país, o que reduz os custos para as indústrias, sem falar nos benefícios que a prefeitura local oferece para grandes empresas se instalarem na cidade e oferecer empregos à população.

Na Br 153 fica entre Marília ao sul e São José do Rio Preto ao Norte e na Rodovia Marechal rondon à leste fica Baurú e à oeste temos Araçatuba. Estar rodeadas por quatro grandes cidades beneficia ainda mais Lins pois a torna centro desta macro região.



* Para anunciar seu negócio envie email para oresumodamoda@gmail.com e acompanhe no instagram @oresumodamoda e @marcosgomesbr

Destaques da Semana:

DECORAÇÃO: Irmãos Fahrer lançam a Empório Fahrer

BELEZA: Elimine a pele ressecada causada pelo tempo seco

GASTRONOMIA: Barbosa & Marques indica queijos para preparar sanduíches