GASTRONOMIA: Festivais Gastronômicos têm início no Sul de Minas

Festival em Lambari terá culinária mineira e atrações culturais - Foto: Gastronomia e Artes de Lambari/Divulgação

A partir de hoje, o Sul de Minas contará com Festivais Gastronômicos para finalizar o mês de julho. Em Lambari e em Carrancas, os eventos seguem até o dia 24, com cardápios variados de culinária mineira, mexicana, sanduíches, além de atrações musicais e artesanato.

4º Festival de Gastronomia e Artes

O “4º Festival de Gastronomia e Artes” tem início nesta quinta-feira e segue até o dia 24 de julho em Lambari. Ao todo, 12 tendas irão participar com cardápios variados da culinária mineira.


A novidade deste ano é a tenda das “Águas da Mantiqueira de Minas”, que distribuirá folhetos sobre os atrativos turísticos e históricos de seis cidades do Sul de Minas. Além disso, a “AMM” terá a participação do IF Sul de Minas, por meio do projeto “Vamos comer café”, que fará doces que têm o café produzido em Carmo de Minas como base da receita.

The Cave Pub (tiras de picanha suína acompanhado de mandioca crocante, molho vinagrete e torradas com ervas), Rancho JS (Costelinha defumada flambada na cachaça acompanhada de mini pães e molho de melado e mostarda), Famiglia Sarpi (Pizza à moda de Minas – molho de tomate e ervas, linguiça mineira, catupiry e couve puxada no azeite e alho) são algumas das tendas e seus respectivos pratos.

Além das atividades gastronômicas, o evento contará com atrações musicais, exposição de orquídeas e artes plásticas e espaço para as crianças brincarem. Nesse ano, o “espaço artes” do evento irá apresentar os artesãos da Associação Social Cultural e Artesanal de Lambari (ASCAL), com artigos confeccionados por lambarienses. O artesanato “Natural e Tal” terá bijuterias confeccionadas com materiais naturais e técnica macramé, um estilo de tecelagem com nós e pedras naturais, além de peças decorativas como mandalas e caixinhas.

O Gastronomia e Artes 2016 tem como tema “Mineiros Inesquecíveis” e terá painéis fotográficos com personagens da história de Minas Gerais. A entrada é R$ 5 no dia 21, R$ 10 nos dias 22 e 23 e no domingo, a entrada é gratuita.

O Festival será realizado no Espaço Piscina de Água Mineral, na Rua Fabiano Pereira Krauss. Na quinta, o evento tem início às 19h e segue até meia-noite. Já no dia 22 o horário é das 17h à 1h, no dia 23 é das 17h às 2h, e no último dia o festival começa às 11h e termina às 15h. Mais informações no site www.gastronomiaeartes.com.br.

Gastronomia e ‘Carrancudo’

Em Carrancas, a 6ª edição do “Festival Gastronômico e Cultural” também tem início na quinta-feira (21). O evento segue até domingo, dia 24 de julho, na Praça Manoel Moreira.


Cerca de 12 expositores estarão no local, entre eles Delícias Mexicanas, Padaria da Gema, Bar da Bel, Will’s Burguer. Além dos expositores, há a opção de seguir o roteiro gastronômico pelos restaurantes da cidade, com pratos especiais.

Assim como em Lambari, o Festival em Carrancas terá atrações musicais e culturais. Além disso, o evento contará com cursos e oficinas. Uma das opções é o workshop com o Cheff Bruno Agostini sobre o método de conservação e condução de alimentos a vácuo. O evento também terá um curso de vinhos com o enólogo Frederico Rezende Teixeira.  As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas na Av. Coronel Rozendo, nº 19, das 9h às 16h. As vagas são limitadas.

Este ano, o festival terá sua própria moeda, o “Carrancudo”. De acordo com a organização do evento, a moeda irá garantir higiene e agilidade no atendimento aos clientes. A moeda pode ser adquirida no evento.

O festival terá início às 18h nos dias 21 e 22 de julho e nos dias 23 e 24, às 14h. Mais informações podem ser encontradas no site www.gastronomiaemcarrancas.com.br.


EMPRESAS E PROFISSIONAIS
Marcas, Produtos e Serviços

Destaques da Semana:

DECORAÇÃO: Irmãos Fahrer lançam a Empório Fahrer

GASTRONOMIA: Barbosa & Marques indica queijos para preparar sanduíches

BELEZA: Elimine a pele ressecada causada pelo tempo seco