GASTRONOMIA: Clássicos da festa junina são repaginados e enriquecem cardápio festivo

Quatro experts toparam o desafio e renovaram doces famosos respeitando a memória afetiva que eles trazem. Fotos: Divulgação

Esta é uma festa que tem cores, clima, música e muito sabor. Pense nas comemorações do São João e com certeza a sua memória será inundada pelo forró, o friozinho do Inverno, as explosões dos fogos de artifício e o sabor da canjica, do amendoim ou daquele licor de jenipapo artesanal. Durante os festejos, a mesa é sempre farta e repleta de delícias que reconfortam a alma.

Você até deve ter algumas receitas tradicionais preferidas, mas que tal abrir o paladar para uma experiência nova? Convidamos quatro experts gastronômicos para repaginar clássicos juninos, porém respeitando o melhor do sabor afetivo que eles trazem. Foram eles: os chefs do Sheraton da Bahia Leandro Strattmann e Rafael Ferreira, as banqueteiras Rai Cunha, da D+ Doces, e Gleiciane Ramos, da Gleiciane Ramos Produções e Eventos. Para dar um charme às comidinhas, usamos elementos decorativos da Le Biscuit. Prepare os ingredientes, pois sua mesa junina vai ganhar um upgrade.

Brigadeiro de Licor de Jenipapo
Ingredientes
1 lata de leite condensado
150 g de chocolate ao leite
1 colher (sobremesa) de manteiga sem sal
20 ml de licor de jenipapo
100 g de chocolate ao leite ralado

Preparo
Junte todos os ingredientes, com exceção do licor e do chocolate ralado, em uma panela. Mexa em fogo baixo. Quando o brigadeiro começar a encorpar, adicione o licor. Misture até a massa soltar do fundo da panela. Coloque o brigadeiro pronto em recipiente limpo, reserve. Após esfriar, unte a mão com manteiga e enrole em bolinhas uniformes. Passe no chocolate ao leite ralado e coloque nas forminhas.

Dica
"É preciso tomar muito cuidado na hora de acrescentar o licor, ele só deve entrar na receita quase na finalização para não desaparecer”, ressalta Leandro. Bebida alcoólica e chocolate fazem uma boa dupla e está valendo também substituir por outros sabores de licores regionais. Para os chefs que bolaram a receita, quem quiser sofisticar ainda mais, pode banhar os brigadeiros com chocolate derretido fazendo uma casquinha e ganhando ares de bombom fino.



Trilogia Junina 
Ingredientes
Base de Amendoim 
300 g de amendoim em pó 
10 g de manteiga
Arroz Doce 
400 g  de arroz
2 l de leite de coco
1 colher de sopa de manteiga
150 g de açúcar 
15 g de sal 
12 g  de gelatina incolor sem sabor
Calda 
150 g  de açúcar 
70 g  de manteiga sem sal
70 g de creme de leite 
1 colher de chá de flor de sal

Preparo
Base 
Misture os ingredientes, forre um fundo da assadeira e reserve. 
Arroz Doce 
Leve ao fogo médio o arroz, a manteiga, o açúcar e o sal, aos poucos o leite de coco. Desligue o fogo e acrescente a gelatina, depois, despeje sobre a base reservada de amendoim e ponha para gelar.
Calda
Leve o açúcar ao fogo até dou- rar, desligue o fogo e acrescente o restante dos ingredientes. Reserve e coloque sobre o arroz na hora de servir.

Dica
Confort food é a essência das iguarias juninas. “Desejava unir sabores das comidas caseiras que são a cara do São João: arroz doce, amendoim e caramelo”, conta Rai Cunha. A banqueteira ainda ressalta que essa versão mais gourmet pode ser uma sobremesa individual para finalizar uma refeição, montada com ajuda de pequenos aros. Se for para uma festa mais informal, basta ser colocada em um refratário para corte, ou até servida em uma forma de torta com fundo removível.



Canjica com perfume de gengibre
Ingredientes:
10 espigas de milho
200 ml de leite
500 ml de leite de coco
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 colher de sopa de manteiga
Canela e cravo a gosto
50 gramas de gengibre ralado
½ xícara de leite condensado
½  xícara de creme de leite

Preparo
Retire os grãos de milho da espiga utilizando uma faca e bata em liquidificador com um copo de leite, peneire bem até obter um suco. Reserve. Aqueça em uma panela a manteiga, o açúcar e o gengibre, dourando levemente. Acrescente o suco de milho reservado, o leite de coco, sal a gosto e meia xícara de leite condensado, mexendo por meia hora. Acrescente o creme de leite, a canela e o cravo, cozinhando até obter um ponto de corte. Ponha em uma travessa ou copinhos individuais. Acrescente canela em pó para decorar.

Dica
O gengibre entrou na receita de Gleiciane para acrescentar mais uma camada de sabor ao prato astro do São João. Segundo ela, sua ação termogênica pode ser interessante para quem deseja se manter fit. Mas apesar de desejar inovar a tradição gastronômica, ela defende que “a canjica tem toda uma cultura por trás dela, temos que cuidar para não descaracterizar”. Quer outra sugestão da banqueteira? Experimente acrescentar um pouco de queijo do reino ralado sobre a canjica ainda quente. 



Biscoito de flocos de milho
Ingredientes:
2 ½ xícaras (chá) de farinha de milho tipo Flocão
2 colheres (sopa) de farinha de trigo 
150 g de açúcar 
1 xícara (chá) de leite de coco
1 pitada de sal

Preparo
Misture todos os ingredientes dentro de uma tigela grande até conseguir formar bolinhas com a mão. Coloque sobre uma assadeira untada e pressione com os dedos para dar o formato de biscoitos, leve ao forno pré-aquecido para assar. Retire quando estiverem dourados.

Dica
Os chefs Leandro e Rafael decidiram facilitar a feitura da clássica broa de milho trocando o fubá pela farinha flocão. “A textura deixa ainda mais crocante”, revela Rafael. Os biscoitos podem ser servidos com um pedaço de goiabada no topo ou puros.

A banqueteira Rai Cunha sugeriu recheá-los com o seu creme de milho. Aí vai a receita: bata no liquidificador grãos de um milho verde fresco debulhados com 200 ml de leite de coco, peneire e reserve. Numa panela, acrescente os demais ingredientes e leve para cozinhar mexendo sem parar até engrossar em ponto de brigadeiro.

Fonte: Correio 24 Hs

Destaques da Semana:

DECORAÇÃO: Irmãos Fahrer lançam a Empório Fahrer

GASTRONOMIA: Barbosa & Marques indica queijos para preparar sanduíches

GASTRONOMIA: Esporão Reserva é destaque ´Double Gold´ no SAKURA AWARDS, no Japão