DECORAÇÃO: Ricardo Pessuto na Casa Cor 2016

Fotos: Divulgação

Para a Casa Cor 2016, mais importante mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas que completa 30 anos, o paisagista Ricardo Pessuto desenvolveu o Projeto da Piscina, um jardim integrado a Casa de Vidro, assinada por Jóia Bergamo, num terreno com área total de 215 m².

A designer de interiores, inspirada pela casa Farnsworth, de Mies Van Der Rohe, propôs criar uma reflexão sobre o estilo de viver e a relação entre natureza e casa. Para isso, Pessuto desenvolveu o conceito de uma área externa completamente executável, utilizável e com muito estilo, não apenas um ambiente contemplativo.

Com 120 m², o jardim inclui uma piscina com revestimentos em pastilhas brancas, lançamento da iGUi Piscinas. As sombras promovidas pelas árvores – goiabeira, jasmim-manga e sibipiruna – ditaram o uso das espécies vegetativas, com plantas como pacovas, asplênios, pau d’água, marantas, costela-de-adão, barba-de-serpente e filogenética compondo um ambiente de cores, texturas e volumes diferenciados.


“Precisávamos de um elemento vazado que permitiria uma certa transparência com a colocação da piscina no extremo do terreno”, explica o paisagista. Assim, o projeto foi ladeado por uma parede de cobogós brancos e bambus metake, que trazem leveza a construção e ajudam a refletir a luz natural, cumprindo sua missão junto ao jardim. “No segundo plano, foi criado um amplo deck que se estende desde a borda da piscina, para que a área pudesse ser usada para recepções e recreações, justificando a presença da mesa aparadora e poltrona para um breve descanso”, acrescenta.

Ganhador do prêmio de melhor projeto paisagístico na edição 2012 da Casa Cor, com Jardim Secreto, Pessuto completa: “Um jardim nunca é finalizado. Com a mutação, o enraizamento, a cada estação presenciamos uma nova etapa. Assim, sempre estamos renovando não somente a natureza, mas nossa alegria e alma. Com esse olhar, desenho e crio. Com esse amor, planto. Com esse carinho, cuido e assim me alimento em verdade e espírito”, finaliza Pessuto.

Ricardo Pessuto engenheiro agrônomo, desenvolve projetos de áreas verdes em parcerias com escritório de arquitetura e engenharia. Residencial, Comercial e Cooperativo, com sua linguagem aprimorada ao longo de 20 anos de profissão, respeitando conceitos promove o encontro do homem com a natureza. Alta observação, respeito ao convívio dos moradores ao uso do jardim, respeito a arquitetura atribuída é a marca principal de suas obras.

CASA COR SÃO PAULO 2016
Data: 17 de Maio a 10 de Julho de 2016

Local: Jockey Club de São Paulo
Endereço: Av. Lineu de Paula Machado, 1075 - Cidade Jardim - São Paulo - SP

Horário de Funcionamento: Terça a Sábado das 12h às 21h
Sexta, sábado e feriados das 12h às 21h30
Domingo das 12h às 20h




Serviço:
Ricardo Pessuto - paisagista
(11) 2093-0515



Destaques da Semana:

DECORAÇÃO: Irmãos Fahrer lançam a Empório Fahrer

GASTRONOMIA: Barbosa & Marques indica queijos para preparar sanduíches

BELEZA: Elimine a pele ressecada causada pelo tempo seco