DECORAÇÃO: Jóia Bergamo apresenta casa conceito na Casa Cor 2016

Inspirada na casa Farnsworth, de Mies Van Der Rohe, a designer de interiores
propõe um momento para refletir sobre o estilo de viver e contemplar a natureza. Fotos: Divulgação

A renomada designer de interiores Jóia Bergamo em homenagem aos 30 anos da Casa Cor – maior e mais importante mostra de arquitetura e decoração das Américas – inova e constrói, num terreno de 215m² e com o desafio de apenas 70 m² de área construída, a “Casa Conceito”, uma parceria com a Millo – empresa de mobiliário sob medida. Uma casa conceitual, de metragem compacta, que contempla todas as necessidades de se morar bem e com estilo.

A casa foi toda construída em vidro, com estruturas metálicas, linhas minimalistas e em formato de cubo, uma forte influência da escola Bauhaus, marco da arquitetura moderna no mundo. O espaço, extremamente transparente, ganha fluidez na integração dos ambientes e propõe um momento de reflexão em relação ao planeta e ao lugar em que vivemos. O objetivo é mostrar a possibilidade da interação entre construção e natureza para poder vivenciar e contemplar os prazeres simples da vida, possibilitando que esses momentos sejam prioridade, em um mundo cada vez mais caótico.

“O melhor quadro a ser pendurado em uma parede está na natureza, por isso me inspirei na Casa Farnsworth do arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe, falecido em 1969, considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX e professor da Bauhaus. Esse projeto é um gentil ordenamento da espontaneidade da natureza. O volume envidraçado utilizado na Casa Cor integra a paisagem do jardim que conta com grandes árvores e muita vegetação, estreitando a relação entre casa e natureza” explica a designer de interiores.


Os vidros são primordiais para a integração com o entorno e a Guardian – uma das maiores fabricantes mundiais de vidros – possibilitou essa associação dos ambientes interno e externo. A fachada de vidro foi incorporada à tela expandida modelo Aurora da Hunter Douglas – líder mundial em soluções para controle solar e um dos principais fabricantes de produtos arquitetônicos – que possui função de controle solar, minimizando a entrada de radiação para dentro do ambiente, otimizando o consumo de energia do ar-condicionado. A empresa também é responsável pelo forro aplicado no banheiro e para isso utilizou o produto Celosia - composto por lâminas lisas - que minimiza a visibilidade dos equipamentos de instalações e garante ventilação adequada.

Com total sinergia com o trabalho da designer, a Millo criou uma linha exclusiva para a casa. Além de priorizar a elegância e a sofisticação, o projeto mobiliário se alia a mais alta tecnologia pensada em cada espaço, como a abertura elétrica de gavetas, que garante praticidade em armários e cozinhas. Além disso, a iluminação de led aplicada à marcenaria garante um closet moderno e que facilita a visualização de cada peça, assim como ilumina nichos de decoração estratégicos em prateleiras do living. Tons fendi predominam, trazendo sobriedade e muita elegância, característicos da cor, que permeia em variações entre o cinza e os tons terrosos. Nos acabamentos, a laca é destaque seguindo a mesma cartela de cores, com seu brilho e requinte característicos.

Os revestimentos são itens primordiais para a designer, que em conjunto com a Cerâmica Villagres e Recesa – as mais importantes empresas de revestimentos e porcelanato -  utilizou piso barroco antiderrapante na rampa de entrada, com aparência de tijolo desgastado e porcelanato calacata na cor bege claro, no piso interno. Já nas poucas paredes, o revestimento escolhido foi um charmoso painel de madeira.


Para dar um toque sofisticado e confortável ao living, Jóia Bergamo utilizou os móveis da grife de mobiliário Brentwood, desenhados pelos designers brasileiros do Estúdio Nada Se Leva, e também por Louis Kazan, Victor Angueira e Marcelo Ligieri.

O quarto do casal ganha destaques como o a lareira Dekton, da Cosentino que agrega aconchego ao ambiente, os armários, lançamento da Millo, são estofados com tecidos exclusivos aplicados ao fundo, seguindo os tons do projeto, assim como a cabeceira, que ganha aplicação em lã. Para completar a composição do espaço, a loja Vitrine desenhou um tapete exclusivo, com estampa tons de cinza, que acompanham em perfeita sintonia os tons das madeiras utilizadas nos móveis. No banheiro, o Celosia branco é utilizado como forro e as louças da Deca ganham cor da linha marrom fosco e acabamentos em inox.

A cozinha, que deixou de ser um lugar apenas de serviço, se apresenta como um dos ambientes preferidos para amigos e familiares se reunirem. Pensando neste espaço como um local para receber e confraternizar, Jóia Bergamo optou por mais elegância e menos excesso, com móveis planejados pela Millo, que otimizam as funções e garantem modernidade ao espaço, como por exemplo, os tampos de vidro com acabamento fosco e em tom de bronze, com pia e cooktop embutidos. Além deles, itens especiais da linha de acessórios, como as divisórias de talheres e gavetas internas, que rendem ainda mais espaço interno ao mobiliário. Falando nisso, a cozinha ganha eletrodomésticos da linha gourmet e de última geração, como forno combinado, micro-ondas e cooktop, da Elettromec.

Seguindo o lifestyle proposto pelo tema, a fotógrafa Gigi Monteiro complementa os ambientes dando destaque especial ao espaço com quadros, que expressam as mais variadas intervenções da natureza, brincando com tons presentes no ambiente, aliados à natureza da própria casa, que agregam na decoração com molduras da Fast Frame, caixas em metacrilato Diagonale e montagem em 3D Tergoprint.

Com a sustentabilidade em voga, a iluminação dos ambientes é 100% LED, projetada pelas empresas Lumini e Brilia, que abusaram da discrição da luminária de piso, utilizada no living. Já a AR7 Climatização é a responsável por deixar a temperatura da casa agradável, com a melhor tecnologia em refrigeração, junto à automatização realizada pela AZ Home, onde o destaque está para o som ambiente, camuflado no gesso, e para o espelho do banheiro, que oculta a única televisão da casa.

A área externa também utilizou automação no jardim, com sistema de iluminação que muda de cor de acordo com a qualidade do ar. O espaço conta com um deck em madeira cumaru de 60m², executado pelo Portal dos Assoalhos, e mobiliários da loja Amazônia, do Estúdio Nada se Leva, com sofás da linha Cannes, em tecido náutico cinza da Quaker Decor, a atenção fica para a mesa de centro, feita em madeira orgânica.

O paisagista Ricardo Pessuto, respeitando o conceito do espaço, foi o responsável pelo oásis do jardim da Casa de Vidro, com 82m², incluindo uma piscina de 2,5 metros de largura por 5 metros de comprimento, que ganhou revestimentos em contemporâneas pastilhas brancas, lançamento da iGUi Piscinas. O jardim é composto por plantas altas e elegantes, como os bambus metake, além de pacovas, marantas, asplenium e xanadu, plantas de sombra e fácil manutenção, com cores, texturas e volumes diferenciados que ganham destaque junto à parede de cobogós brancos. “Um jardim nunca é finalizado, a mutação, o enraizamento, a cada estação presenciamos uma nova etapa e assim sempre estamos renovando não somente a natureza mas nossa Alegria e Alma. Com esse olhar desenho e crio, com esse amor planto, com esse carinho cuido e assim me alimento em verdade e espírito”, finaliza Pessuto.

Seguindo a proposta do curtir a casa e estar em casa, Jóia Bergamo integra também a todo esse conceito, os animais de estimação, cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. Para compor com o ambiente, a grife de luxo Marquesa – desenvolvida especialmente para atender os pets e seus donos com itens diferenciados e exclusivos –apresenta produtos com os mesmos padrões e beleza de consagradas grifes internacionais. Os produtos, camas e comedouros, harmonizam com toda a decoração, seguindo a mesma identidade visual. A cama escolhida é uma chaise, fabricada em fibra sintética, cor café com estrutura em alumínio, a almofada é em linho laranja. Já o comedouro é fabricado em acrílico, também laranja e, além de manter a água em uma temperatura agradável, os bebedouros Marquesa são práticos, elegantes e totalmente atóxicos. 

Para o toque final, o espaço recebeu a escultura “Cubo”, do artista plástico Fabiano Brito, feita em aço com oxidação controlada, a criação da obra foi motivada por situações e observações do cotidiano, a natureza e suas formas, sempre com base nas técnicas do geometrismo, naturalismo, cubismo e abstracionismo.

Jóia Bergamo conquistou destaque e sucesso através de muita dedicação, trabalho e pesquisa. A designer de interiores desenha seus projetos baseada na contemporaneidade. A partir dessa base, dá asas à sua imaginação para criar casas, apartamentos, escritórios comerciais de sonhos, seja na cidade, na praia ou no campo. Outro ponto marcante de seu trabalho é a funcionalidade, cada detalhe é planejado com um propósito definido sem qualquer traço de ornamentação. Seu processo criativo ainda acrescenta o uso de cores pontuais, estampas diferenciadas e revestimentos inovadores que acompanham as tendências da moda e criam pontos de atração no décor. Todos os detalhes são sempre focados no cliente, em realizar seus sonhos e desejos.
O escritório Arquitetura e Design Jóia Bergamo com sede em São Paulo e em Miami atua em áreas residenciais, corporativos e comerciais, desenvolvendo cerca de 150 projetos por ano.  

Ricardo Pessuto engenheiro agrônomo, desenvolve projetos de áreas verdes em parcerias com escritório de arquitetura e engenharia. Residencial, Comercial e Cooperativo, com sua linguagem aprimorada ao longo de 20 anos de profissão, respeitando conceitos promove o encontro do homem com a natureza. Alta observação, respeito ao convívio dos moradores ao uso do jardim, respeito a arquitetura atribuída é a marca principal de suas obras.






CASA COR SÃO PAULO 2016
Data: 17 de Maio a 10 de Julho de 2016

Local: Jockey Club de São Paulo
Endereço: Av. Lineu de Paula Machado, 1075 - Cidade Jardim - São Paulo - SP

Horário de Funcionamento: Terça a Sábado das 12h às 21h
Sexta, sábado e feriados das 12h às 21h30
Domingo das 12h às 20h




Serviço:
Jóia Bergamo  – CASA DE VIDRO
(11) 3045-5812
Instagram: @joiabergamo

Ricardo Pessuto - paisagista

(11) 2093-0515



Destaques da Semana:

DECORAÇÃO: Irmãos Fahrer lançam a Empório Fahrer

GASTRONOMIA: Barbosa & Marques indica queijos para preparar sanduíches

BELEZA: Elimine a pele ressecada causada pelo tempo seco