DECORAÇÃO: Studio Loom lança coleção de ladrilhos hidráulicos para a Casa Franceza

Design criado para as peças, que exploram as cores vibrantes e formas que remetem à sensação de movimento, é uma homenagem para a artista plástica Sonia Delaunay. Foto: Divulgação

Com a proposta de criar designs atemporais e duradouros, o Studio Loom figura entre as novas opções do mercado para o desenvolvimento de estampas e cartelas de cores. À frente do Studio estão as designers e primas Carolina Fontana e Alessandra Fontana, que voltaram recentemente ao Brasil depois de uma temporada no exterior, em países como Estados Unidos, Inglaterra e Itália, trazendo na bagagem importantes experiências em renomadas instituições de ensino nas áreas de artes, design e moda, além da atuação em grandes marcas relacionadas a esses segmentos.

Juntas, Carolina e Alessandra fundaram o Studio Loom e apresentam agora o seu mais recente trabalho: a coleção de ladrilhos hidráulicos Odessa, coleção essa desenvolvida para a Casa Franceza, empresa que se tornou referência em construção e decoração, oferecendo serviços de fabricação e instalação de pré-moldados e revestimentos.

Explorando uma cartela de cores vibrantes com traços e formas que remetem à sensação de movimento constante, Carolina e Alessandra elaboraram as peças da coleção em homenagem à obra da artista Sonia Delaunay (1885-1979), nascida na região de Odessa, Ucrânia. A abstração das formas, as cores intensas, dinamismo e contemporaneidade são algumas das principais características das obras assinadas por essa artista e que se tornaram uma fonte de inspiração para as designers do Studio Loom.

Para o desenvolvimento de sua primeira coleção de ladrilhos hidráulicos, a dupla deu início ao trabalho de criação com desenhos à mão livre, utilizando papel e lápis. Estes primeiros desenhos foram vetorizados para viabilizar a confecção dos moldes de metais utilizados na pigmentação dos ladrilhos. O resultado é uma coleção composta por nove designs diferentes, sendo que, para cada um deles, pode ser produzido em nove combinações de diferentes de cores.

Cada modelo da coleção Odessa foi nomeado, sendo eles: Alvo, Balão, Elipse, Losango, Pipa, Sépia, Puzzle, Twist e Zoom, sempre em referência aos desenhos e suas possíveis combinações de cores que podem ser utilizados para os mais diferentes tipos de ambientes.

“Uma das principais características do ladrilho hidráulico é sua extensa durabilidade, por isso, a nossa intenção era criar designs que pudessem expressar movimento e dinamismo através do uso certo de cores e formas para peças que ficarão em repouso ou exposição por muito tempo”, explica Carolina.

As designers reforçam que, diferentemente dos tecidos para vestuário, os ladrilhos hidráulicos estão associados a essa alta durabilidade, usados como revestimentos de áreas internas, externas e até em móveis. “Nosso desafio ao criar essa coleção era apresentar designs que estariam à vista dos usuários todos os dias ou pelo menos todos os momentos de interação com as áreas de revestimento”, completa a designer.

Outra referência que norteou o trabalho do Studio Loom foi a parceria com a Casa Franceza. “Trata-se de uma empresa que tem uma história de quase 100 anos. Queríamos, naturalmente, criar designs que respeitassem essa história e de certa forma trouxessem uma pegada contemporânea”, diz Alessandra.

“Somos curiosas e ávidas sempre por novas referências de leituras, exposições, viagens e concertos. Nosso estilo e processo de criação são o resultado de toda essa bagagem e do nosso conhecimento técnico, além de uma busca por perfeição em todo design que criamos”, ressalta Alessandra.


Sobre o Studio Loom

Criado em 2015, o Studio Loom é resultado da parceria entre as designers Alessandra Fontana e Carolina Fontana. Apaixonadas por cores, tecidos, texturas, arte e estampas, elas desenvolvem projetos de design de superfícies, que conferem qualidades estética, funcionais e estruturais a diversos tipos de produtos.

O Studio Loom oferece para empresas do setor de moda, decoração de interiores e papelaria não só o serviço de consultoria para o desenvolvimento de cartela de cores, coordenação de estampas e produtos com aplicação de estampas, como também desenvolve parcerias com empresas e profissionais dos segmentos têxtil, de arquitetura e urbanismo e de decoração de interiores.

Atuando nessas principais áreas, que abrangem a criação e consultoria, Carolina e Alessandra seguem como principal proposta apresentar ao mercado brasileiro a originalidade e qualidade de seus projetos, buscando criar designs atemporais e duradouros, muitas vezes tomando como inspiração as experiências vividas e conhecimentos adquiridos em suas viagens pelo Brasil e exterior.

Semestralmente elas desenvolvem novos projetos de design de superfície e coleções de estampas, além de oferecerem o serviço ‘bespoke’, com a criação de estampas exclusivas de acordo com o pedido de cada cliente. Flexibilidade, criatividade, originalidade sempre aliadas à alta qualidade e diferentes tipos de técnicas como desenho e pintura são características marcantes no trabalho desenvolvido pelas designers do Studio Loom.


Sobre a Casa Franceza

Com quase 100 anos de tradição no mercado de construção e decoração, a Casa Franceza tornou-se referência em serviços de fabricação e instalação de pré-moldados em granilite e cimento, revestimentos em granilite e fulget, ladrilhos hidráulicos e divisórias de banheiro em laminado melamínico. Os produtos e serviços são executados buscando atender às exigências e aos projetos dos clientes, com equipes especializadas nos diferentes segmentos da empresa, localizada na Vila Romana, Zona Oeste de São Paulo. Qualidade, pontualidade e excelência no atendimento são os conceitos defendidos pela empresa.



Destaques da Semana:

DECORAÇÃO: Irmãos Fahrer lançam a Empório Fahrer

GASTRONOMIA: Barbosa & Marques indica queijos para preparar sanduíches

GASTRONOMIA: Esporão Reserva é destaque ´Double Gold´ no SAKURA AWARDS, no Japão