MODA: A roupa profissional feminina deve transmitir postura e personalidade

As roupas devem estar sempre muito bem cuidadas, independente do padrão de qualidade. Nara Lyon, Consultora de Imagem e Carreira. Foto: Divulgação

Mulheres que fazem sucesso na carreira e já alcançaram cargos executivos em funções administrativas como cargos de diretoria, gerência e supervisão em grandes empresas, bancos ou escritórios ou que costumam participar de eventos e reuniões importantes não podem descuidar da aparência. Elas deverão transmitir, através da vestimenta, não somente a sua personalidade, mas também uma postura e um comportamento que denotam a importância da função dentro da corporação, de forma honrada, transmitindo credibilidade e autoridade.

Impecáveis, as vestimentas dessas mulheres devem estar com aparência de nova, limpas e bem passadas, independente do padrão de qualidade.  O melhor tecido é aquele que se adequa ao clima de onde se mora ou está, e também aquele mais adequado ao modelo de roupa. Por exemplo, tecidos mais estruturados para calças e mais leves para blusas.
No guarda-roupa de uma profissional não podem faltar peças como: saias lápis com comprimento ditado pelo dress code, que é altura dos joelhos; calças tipo alfaiataria retas ou levemente flare em variações de tons de preto, cinza e azul marinho, com comprimento que cubra a metade do salto do sapato, que deverá ser médio; e tailleur ou casaquinho sempre bem estruturados ao corpo.

Além disso, em qualquer função profissional, é fundamental evitar roupas excessivamente juntas, que marquem o corpo, e também as curtas demais, com decotes ou transparências exageradas. Não há como ser elegante e ter credibilidade como profissional, usando trajes que revelem mais do que deviam os atributos físicos de uma mulher. Ao combinar tenha consciência das suas proporções, e se tem dificuldades de compor seu estilo procure comprar com a ajuda de um consultor de imagem e estilo, que lhe ensinará como ser assertiva, evitando comprar errado e ficar com a peça para seu guarda roupa usar. 

Cuide também do seu rosto, que comporá todo o conjunto da aparência, pois não dá para ficar bem vestida e descuidar da pele, que deve ser bem cuidada, não estar oleosa ou manchada. Para aperfeiçoar a aparência a maquiagem é fundamental, e em ambientes de trabalho deve ser uniforme e leve, disfarçando pequenas imperfeições e salientando os traços mais fortes ou bonitos. O cabelo não deve ser muito longo e precisa ter sucessivamente um corte que valorize o rosto, estar limpos e com coloração atualizada, para não ter raiz de tonalidade diferente ou fios brancos aparentes.

Nara Lyon
Consultora de Imagem e Carreira pela FIDM (Fashion Institute of Design & Merchandising de New York) e membro pela AICI (Association of Image Consultants International).



Destaques da Semana:

DECORAÇÃO: Irmãos Fahrer lançam a Empório Fahrer

GASTRONOMIA: Barbosa & Marques indica queijos para preparar sanduíches

BELEZA: Elimine a pele ressecada causada pelo tempo seco