ENTRETENIMENTO: Empreendedores dão dicas de leitura no Dia Nacional do Livro

Confira lista de dicas de leitura de empreendedores que ajudaram a direcionar o rumo dos seus negócios. Fotos: Divulgação

Em 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro, data instituída em 1810, em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em Portugal. Nessa época, D. João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, formando o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro.  

O fato é que a leitura é a fonte mais antiga e mais eficiente de adquirir conhecimento. E nunca sai de moda! Em comemoração a essa data tão importante, empreendedores dão dicas de livros que inspiraram e até direcionaram seus negócios.


Jhonata Emerick, CEO do 99Motos, plataforma online e aplicativo de contratação de mensageiros para entrega expressa, sob demandaO Livro Negro do Empreendedor, de Fernando Trias de Bes“Não existe a cultura do fracasso no Brasil. Para muitos é uma palavra pesada, mas, às vezes, é preciso fracassar para depois encontrar o caminho do sucesso. Por isso, indico esse livro, que traz inúmeras lições que não encontramos nos manuais e livros de administração São estatísticas que mostram que o empreendedor que quer inovar, que quer fazer diferente, precisa ter o entendimento do que é fracassar.”

Alex Barbirato, CEO da incube, primeira Venture Builder brasileira, criada em 2012Sonho Grande, de Cristiane Correa“Sonho Grande fala sobre a trajetória do Jorge Paulo, Marcel e Beto Sicupira. Foi lançado logo quando eu estava montando a incube e, imediatamente, me chamou atenção pelo fato de ser um insider (trabalhei no Garantia de 1993 a 1998). Boa parte da minha visão de empreendedor e a forma como valorizo gente e cultura organizacional foi forjada na minha experiência de jovem, recém-formado, naquele Banco. O livro descreve a trajetória do JPL, da adolescência como surfista no Rio até a aquisição de ícones americanos, como Budweiser e Heinz (a AB-Inbev anunciou a compra da SAB-Miller por 104 milhões!). Seus primeiros passos no mercado financeiro, a parceria duradoura com Marcel e Beto, passando pelo que realmente fez a diferença no seu estilo de gestão: meritocracia, identificação de gente excepcional e agressividade na atribuição de metas (BHAGs ou Big Hairy Audacious Goals) para essas pessoas. O resultado foi a criação de uma cultura organizacional tão sólida e eficiente que se impôs, mesmo em empresas que adquiriram seus negócios e em que o grupo passou a ser minoritário.”

Max Campos, CEO do HotelQuando, portal que permite ao usuário reservar um quarto de hotel por pacotes de três, seis, nove ou 12 horasExecução - A disciplina para atingir resultados, de Larry Bossidy e Ram Charan“Este é um livro sobre como fechar a lacuna entre os resultados prometidos e os alcançados. Realizações bem-sucedidas resultaram da prática voltada para a execução: unir pessoas, estratégia e operações - os três processos-chave de cada negócio. Liderar esses processos é o verdadeiro trabalho da gerência - não apenas formular uma 'visão', deixando a tarefa de torná-la realidade para os outros. Bossidy e Charan revelam a importância do total e profundo envolvimento em uma organização e explicam por que um diálogo consistente sobre pessoas, estratégias e operações gera uma empresa baseada em honestidade e realismo. Motivo da escolha: os planos mais elaborados do mundo de nada adiantam se não forem executados. Esse livro me ajudou a compreender que muitas empresas quebram por falta de execução e não de planejamento.”
 
Vitor Torres, CEO do Contabilizei, escritório de contabilidade online que oferece facilidade, economia e transparência nos processos contábeis de micro e pequenas empresaO poder do hábito, de Charles Duhigg“Acredito que este livro aborde temas extremamente importantes para todos empreendedores. Fala de como criar uma cultura vencedora, enfrentar as dificuldades, como estimular a criatividade e também como utilizar o poder do hábito não só para a gestão da empresa, mas também para prever o comportamento de potenciais clientes.”

Francisco Forbes, CEO da Seedempresa de inteligência que trabalha com sistema integrado e preciso voltado para análise de comportamento de consumo offlineDe zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício, de Peter Thiel“Este livronão oferece uma fórmula para o sucesso. O paradoxo de ensinar empreendedorismo é que tal fórmula não pode existir. Como cada inovação é única, nenhuma autoridade consegue prescrever em termos concretos como ser inovador. Toda inovação vai de 0 a 1. O autor revela como construir empresas que criem coisas novas Apresenta uma visão otimista do futuro do progresso e uma maneira original de pensar sobre inovação: ensina você a fazer perguntas que o levem a encontrar valor em lugares inesperados.”  

Cristiano Soares, CEO Brazil da Vaniday, plataforma online para encontrar estabelecimentos de beleza e bem-estar e agendar serviços de forma prática, simples e segura.A hora da Verdade, de Jan Carlzon“Este livro mostra a importância de dar poder aos funcionários de base para que possam sempre atender os clientes em primeiro lugar, evitando processos burocráticos nas tomadas de decisão que são importantes para o bom relacionamento com o clientes. Um trecho interessante é: ‘Não importa quem é o autor das boas ideias, o que interessa é que as ideias funcionem, e as organizações se fortaleçam, servindo bem aos seus usuários’ - esse trecho deixa claro que não importa hierarquia e, sim, insights relevantes que melhoram a vida dos clientes.”

Rony Meisler - Fundador e CEO da Reserva, uma das principais marcas de moda masculina do Brasil
Diferente - Quando a exceção dita a regra, de Youngme Moon
“Este é um livro pouco citado, mas é dos melhores que já li. Empreendedorismo verdadeiramente disruptivo. Trata de um tema tão óbvio como complexo: não tem como ser diferente sendo igual.”
 
Renato Orfaly, Country Manager da Properati, portal e aplicativo imobiliário
Fazer acontecer, de Julio Ribeiro
"Julio Ribeiro, um dos maiores publicitários que já conheci e trabalhei, lançou o FAZER ACONTECER, sua biografia pautada na sua ética e dedicação. O fato de rejeitar clientes de bebidas alcóolicas, tabaco e política, e mesmo assim ser uma das maiores agências de propaganda do Brasil, me mostrou que podemos acreditar em nosso valores, ser persistentes, arregaçar as mangas e lutar muito por aquilo que acreditamos e desejamos. Na época eu havia terminado uma sociedade de franquia de moda e atuava como executivo nesse mercado. Foi um daqueles momentos que me inspiraram a continuar sonhando e lutando pelas minhas ideias, e a continuar a empreender. E que para chegarmos ao sucesso, temos que ter muito suor e transpiração!"    

Flavio Logullo, co-fundador da Granatum
, empresa que oferece software de gestão financeiraVirando a própria mesa, de Ricardo Semler"Este livro foi muito bacana porque foi o gatilho que eu precisava para entender o que me incomodava no formato tradicional de estrutura de empresa, e me ajudou a construir um negócio mais humano, coletivo e transparente, do jeito que eu acredito que deva ser uma empresa. Um divisor de águas nas minhas idéias."

Deborah Folloni - Fundadora da Chili Gum, produtora de vídeos explicativos curtos
Por quê? Como grandes líderes inspiram ações, de Simon Sinek 
"Sempre tive dificuldade para entender de fato para quê toda empresa precisa ter uma visão/ propósito e entendi lendo esse livro! Em suma, aprendi que todo líder de verdade precisa de uma visão, para guiar suas ações a curto e longo prazo, e que, na prática, ela funciona como um "filtro" na tomada de decisões e em ações como a criação de novos produtos da empresa. Ao longo do livro, o autor cita exemplos de como vários líderes usaram isso a seu favor - sejam empresas ou pessoas - como Apple e Martin Luther King - o que deixa tudo muito interessante. Recomendo a leitura!"

Álvaro García - CMO e fundador do PedidosJá, empresa de delivery online de comida
Good to Great (Empresas feitas para vencer), de Jim Collins
"O livro me fascinou desde que comecei a ler a primeira página. Por meio dele aprendi que o crescimento de uma empresa depende da criação de uma área específica de estratégia, além da implementação de práticas de gestão modernas. A obra também mostra a importância da liderança manter a equipe de trabalho motivada a cumprir os seus objetivos, além de colocá-las como parte importante do negócio, a fim de possibilitar crescimento profissional e pessoal. Por fim, o livro foi fundamental para me tornar um líder capaz de ser realista, mas sem perder o otimismo com o sucesso do negócio."

Camila Farani – investidora anjo e presidente do Grupo Boxx
Comece Por Você, de Reid Hoffman, um dos fundadores do LinkedIn
"O livro foi muito produtivo para ensinar que todas as pessoas em nossa volta podem ajudar no próprio crescimento. Além disso, a obra nos ajuda a identificar as oportunidades e, a partir delas, investir em nós mesmo para desenvolver habilidades que propiciem cada vez mais afinidade com este mundo no qual estamos inseridos. Abaixo seguem alguns tópicos do livro que me ajudaram em minha trajetória profissional.
Pense como se você fosse uma start-up - Os dias nos quais dependíamos de grandes corporações acabaram. Muitas práticas de empresas que estão na fase de start-up podem ser aplicadas em sua carreira, como criar uma rede de contatos, tomar mais riscos e correr atrás do que você quer para si mesmo.
Crie um plano ABZ - Monte um plano que comece com A (o que você está fazendo agora), B (o que você quer e tende a fazer) e Z (o que faria caso nada desse certo). Trabalhe com essas três variáveis, pois assim você tomará mais riscos sem se ser barrado pelo medo do fracasso.
Tente, mas em projetos paralelos - No Brasil, principalmente, poucos conseguem correr muitos riscos. Como arriscar, então? A dica é ter projetos paralelos primeiro, para descobrir o ambiente no qual você está entrando.
Tenha identidade, independentemente de onde você está - Vestir a camisa é importante, mas manter sua personalidade é importante para ir e vir sem tropeçar.
Fique próximo de quem você se espelha - Ao lado de quem já é o que você quer ser, você irá crescer demais, dia após dia."

Paulo Crepaldi, fundador da ING Marketing & Training, consultoria em marketing e treinamentoWalt Disney: The Triumph of the American Imagination"Como gerir uma empresa pensando na experiência, convívio e sonhos. Aplicamos essas ideias na construção das cores da marca, na maneira que vendemos nossos serviços e em nosso posicionamento."



Destaques da Semana:

DECORAÇÃO: Irmãos Fahrer lançam a Empório Fahrer

BELEZA: Elimine a pele ressecada causada pelo tempo seco

GASTRONOMIA: Barbosa & Marques indica queijos para preparar sanduíches