ENTRETENIMENTO: Artes Visuais e Oficina no Sesc Campo Limpo

Fotos: Divulgação

Programação de oficinas e passeios de novembro no Sesc Campo Limpo.

TERRITÓRIO CAMPO LIMPO - O projeto reúne um conjunto de ações que propõem a reflexão da relação que as pessoas constroem com o bairro e a cidade.

Oficina: A Fotografia e o Cotidiano
Com Dani Sandrini

A oficina desenvolverá a compreensão do funcionamento da fotografia e o manuseio de seus equipamentos com mais eficiência. Tendo como eixo temático o cotidiano, busca-se ampliar o conceito de imagem e estimular a apuração do olhar. Dani Sandrini é formada em Comunicação Social pela USP (1994-1998) e, desde 1998, trabalha como fotógrafa (espetáculos, retratos, gastronomia e eventos institucionais, esportivos, culturais e familiares). Na mesma época começa a atuar também como arte-educadora em projetos ligados à fotografia e suas diversas possibilidades – expressão artística, construção de narrativas, crítica, cidadania, memória e questionamento, voltados para diversos públicos.

É necessário levar câmera fotográfica, inclusive celulares.
Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento a partir de 01/10.
Grátis. Não recomendado para menores de 18.
01/10 a 03/12. Quintas, das 19h às 21h30


Oficina/passeio - Saída Fotográfica
Com Dani Sandrini
Após breve conversa sobre alguns aspectos técnicos e a ampliação do conceito de imagem fotográfica, será feita uma saída fotográfica pelos arredores do Sesc Campo Limpo, seguida por uma roda de conversa. Dani Sandrini é formada em Comunicação Social pela USP (1994-1998) e desde 1998 trabalha como fotógrafa (espetáculos, retratos, gastronomia e eventos institucionais, esportivos, culturais e familiares). Na mesma época começa a atuar também como arte-educadora em projetos ligados à fotografia e suas diversas possibilidades – expressão artística, construção de narrativas, crítica, cidadania, memória e questionamento, voltados para diversos públicos.

É necessário levar qualquer câmera fotográfica, inclusive de celulares.
Vagas Limitadas. Inscrições na Central de Atendimento a partir de 01/10.
Grátis. Não recomendado para menores de 18.
14/11. Sábado, das 14h às 20h


Passeio: Passeios Errantes pelo Campo Limpo
Com Paula Ordonhes e Andrea Lanzoni
Através de passeios a pé pelos arredores do Sesc Campo Limpo, a relação entre as pessoas e o bairro é evidenciada. Será proposto a observação da cidade, com atenção às histórias, usos, ritmos e fluxos de seus habitantes.

Vagas Limitadas. Inscrições na Central de Atendimento a partir de 01/10.
Grátis. Não recomendado para menores de 18.
18/10 a 06/12. Domingos, das 14h às 17h30




ARTES VISUAIS

Oficina: HQ e Fanzine
Discussão sobre o momento atual das produções de quadrinhos no Brasil. Os participantes construirão um HQ e um fanzine. Serão apresentados trabalhos de diversos autores, colocando em evidência diferentes técnicas e estilos de quadrinhos.

Grátis. Não recomendado para menores de 10.
03/11 a 15/12. Terças, das 19h às 21h


Intervenção: Intervenções na Arquitetura
Artistas contemporâneos com experiência em ocupações de espaços urbanos desenvolvem projetos concebidos especialmente para a arquitetura do Sesc Campo Limpo.
Com Speto (fachada da unidade), Fábio Cristo (caixa d’agua), Flávia Mielnik e Laura Gorski (tapumes), Mauro Neri (muro), Fefe Talavera (cabines de elétrica).

Grátis. Livre
Até 30/12. Terça a sábado, às 13h. Domingo às 11h.


AÇÕES PARA A CIDADANIA

Oficina de Turbante Rainha Krioula - Identidade Negra
Com Boutique de Krioula
Através do ensino das amarrações de turbantes, a beleza e cultura negra são valorizadas por meio do resgate das origens e ancestralidade africana.
Nascida em setembro de 2012, a Boutique de Krioula, dirigida por Michelle Fernandes, é uma marca que visa valorizar as origens afro-brasileiras através de acessórios, vestuários e atitudes.

Grátis. Livre.
20 a 22/11. Sexta a domingo, das 15h às 19h


ARTES MANUAIS

Oficina: Bordados e Enfeites para Celebrar Gentilezas
Com Simone Guanabara e Leonilda dos Reis
Criação e construção de peças artesanais criativas através de técnicas mistas de arte têxtil, costura a mão e bordados livres. Essas técnicas abarcam a experimentação, transformação e reciclagem de diversos materiais que serão a base para a troca de saberes e a estimulação da geração de renda.
Simone Guanabara é pedagoga, arte-educadora e artesã; possui especialização em restauro de obras de arte. Ministra cursos e tem diversas publicações em revistas especializadas em artesanato desde 2000. Leonilda dos Reis é artista visual, realizou diversos cursos no SENAC e participou de diversas exposições como Semana SENAC de Sustentabilidade, Caixa de Memórias (Exposição Sesc Carmo/2013) e outras.

Grátis. Não recomendado para menores de 16.
03/11 a 15/12. Terças, das 14h às 17h e das 18h às 21h


Oficina: Criando Moda
Com Daniela Mattos

A oficina tem como fio condutor a busca pelo desenvolvimento e reconhecimento de uma identidade pessoal a partir da história de cada participante. Apresentará um repertório inspirado na cultura oriental, africana e latinoamericana.
Daniela Mattos é arte-educadora e artista plástica, formada pela Universidade Santa Cecília (Santos SP). É especialista em Teorias e Práticas para Cuidados Integrativos pela UNIFESP. Integra o Coletivo Semear e desenvolveu a marca Iandê – moda feminina que valoriza o fazer artesanal e a busca por uma identidade visual.

Grátis. Não recomendado para menores de 16.
04/11 a 18/12. Quartas e sextas, das 18h30 às 21h30


Oficina: Embonecando-se - Identidade Negra
Com Glória Viana

A oficina de confecção de bonecos negros tem como foco a valorização da identidade afrobrasileira através da construção e custumização de bonecos de pano.
Glória Viana é formada pela Universidade Federal de Pernambuco e é sócia proprietária da empresa Bendito Artesanato, especializada na confecção de bonecas de pano.

Grátis. Não recomendado para menores de 12.
05 a 19/11. Quintas, das 14h às 17h


Oficina: Construção Cantada de Bonecas - com Glória Viana e Roberto Guluga
Oficina para pais e filhos que ensina a confecção de abayomis, bonecas negras feitas de retalhos. As abayomis são símbolos da resistência de povos africanos e da afirmação das raízes da cultura brasileira. A história delas é abordada de forma musicada e lúdica.
Glória Viana é formada pela Universidade Federal de Pernambuco e é sócia proprietária da empresa Bendito Artesanato, especializada na confecção de bonecas de pano.

Grátis. Livre
20 a 22/11. Sexta a domingo, das 15h às 17h



SERVIÇO

Sesc Campo Limpo
Horário da Unidade: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos, das 11h às 20h.
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo/SP
Tel.: (11) 5510-2700




Destaques da Semana:

DECORAÇÃO: Irmãos Fahrer lançam a Empório Fahrer

GASTRONOMIA: Barbosa & Marques indica queijos para preparar sanduíches

GASTRONOMIA: Esporão Reserva é destaque ´Double Gold´ no SAKURA AWARDS, no Japão