DECORAÇÃO: Pedra Sabão ganha espaço nos projetos de interiores

A pedra sabão, material tão característico das cidades histórias de Minas Gerais, agrega aos projetos contemporâneos beleza, versatilidade e facilidade de aplicação e manutenção. Neste projeto assinado pelo escritório Óbvio Arquitetura, a bancada da pia foi feita de pedra sabão o que deu mais destaque para esse recurso na decoração. Foto: Henrique Quiroga

Produto tipicamente mineiro, a pedra sabão, quando inserida nos projetos de arquitetura de interiores, resgata tradições e traz charme e beleza aos ambientes.

De acordo com as arquitetas Luciana Araújo e Nathalia Otoni, da Óbvio: Escritório de Arquitetura, após um período de esquecimento, a pedra sabão foi redescoberta recentemente e isso trouxe bastante diversidade aos projetos de décor. “A pedra sabão é um material resistente ao sol e à chuva, além de ser praticamente impenetrável e fácil de moldar. Depois de um tempo esquecida, foi redescoberta recentemente juntamente com uma preocupação com relação ao resgate de técnicas e tradições locais. Trazem um pouco da diversidade cultural do Brasil para a arquitetura”, avaliam as profissionais, sobre o material que vem ganhando cada vez mais espaço quando o assunto é revestimento.  “Além de ser muito bonita, o uso deste revestimento possibilita a valorização dos produtos locais, além de ter uma vantagem nos custos, uma vez que o frete sai mais em conta”, explicam Nathalia e Luciana.

A versatilidade e o custo benefício da pedra sabão, também são pontos importantes citados pela designer de interiores Danielle Bellini e pelo arquiteto Luís Gustavo Bellini, do Escritório Bellini Arquitetura, Design e Decoração. “A opção pela pedra sabão vem de sua versatilidade, fácil limpeza e da sua beleza estética. Além disso, o preço é acessível e há várias utilidades para o material”, explicam Danielle e Luís Gustavo.

Neste banheiro projetado por Danielle e Luís Gustavo Bellini para um centro infantil, a bancada de pedra sabão na cor cinza ajudou a personalizar ainda mais o espaço que é destinado ao público masculino. Desenhada assimetricamente, a bancada atende também todas as idades das crianças que estudam na escola. Foto: Jomar Bragança

De acordo com os profissionais, a pedra sabão pode ser utilizada em bancadas, pisos, paredes, móveis e adornos. Ela pode ser inserida ainda em qualquer tipo de ambiente e de várias formas. “Sua tonalidade acinzentada é fácil de combinar. É importante que o conjunto do projeto seja estudado para que a composição fique harmônica e elegante”, ressaltam Nathalia Otoni e Luciana Araújo.

Sem restrições quanto ao seu uso na decoração, a pedra sabão traz vantagens para os projetos. “Os benefícios da pedra sabão são vários. O valor, a vantagem de se poder utilizar em vários tipos de acabamento, como fosco ou brilhante. Ela possui muitos pontos positivos para a sua utilização”, arrematam Danielli Bellini e Luís Gustavo Bellini.



Destaques da Semana:

DECORAÇÃO: Irmãos Fahrer lançam a Empório Fahrer

GASTRONOMIA: Barbosa & Marques indica queijos para preparar sanduíches

BELEZA: Elimine a pele ressecada causada pelo tempo seco