MARCAS e ESTILISTAS: Pierre Cardin, uma lenda na indústria da moda.


 Pierre Cardin, nascido Pietro Cardin (Sant'Andrea di Barbarana, comuna de San Biagio di Callalta, 7 de julho de 1922), é um designer de moda italiano, naturalizado francês. Nascido na Itália, seus pais, agricultores vênetos precipitados na pobreza pela Primeira Guerra Mundial, emigram para a França em 1924.

 Em 1936, o jovem Pierre começa seu aprendizado aos quatorze anos, com um alfaiate de Saint-Étienne. Depois de uma passagem no ateliê de Manby, em Vichy, ele chega afinal a Paris. Em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, transfere-se para Paris, onde estuda arquitetura e trabalha com Madame Paquin. Trabalhou com Elsa Schiaparelli até se tornar chefe do ateliê dos alfaiates de Christian Dior, em 1947. Não foi aceito na casa de moda Balenciaga.
 Cardin fundou sua própria casa em 1950 e começou com alta costura três anos depois. Ficou conhecido por seu estilo de vanguarda e por seus trabalhos inspirados na "era espacial", com formatos e motivos geométricos, freqüentemente ignorando a forma feminina. Cardin investiu também nas roupas unissex, algumas vezes experimentais. Em 1954, introduziu o "vestido bolha". Ao lado de Paco Rabanne e André Courrèges, Cardin formou a "tríplice aliança" do futurismo na moda.

 Cardin foi o primeiro costureiro a considerar o Japão como um mercado de alta moda, quando para lá viajou em 1959. No mesmo ano, foi expulso de Chambre Syndicale de la Haute Couture] por lançar uma coleção Prêt-à-porter para a loja de departamentos Printemps , mas logo foi reintegrado. Contudo, em 1966, renunciou ao seu lugar na Chambre Syndicale e passou a exibir suas coleções no seu próprio espaço, o Espace Cardin, (outrora Théâtre des Ambassadeurs) aberto em 1971 na capital francesa. O Espace Cardin também é usado para promover novos talentos artísticos, como conjuntos de teatro, de música, etc.


 Pierre Cardin foi um membro da Chambre Syndicale entre 1953 e 1993.Como muitos designers de moda da atualidade, em 1994, Cardin decidiu mostrar sua coleção apenas para um pequeno círculo de clientes e jornalistas selecionados.

 Atualmente, com 800 licenças em 140 países, calcula-se que sua marca gere um movimento de aproximadamente 89 € em royalties.

 Filho de pais franceses, Pierre Cardin nasceu perto de Veneza, na casa de férias de sua família. Em 1926, a família voltou para a França, instalando-se na cidade de St. Etienne. Seus pais eram ricos comerciantes de vinho, e Pierre deveria ter-se tornado arquiteto.


 Aos oito anos Cardin já demonstrava habilidade para o desenho, criando roupas para as bonecas das crianças vizinhas. Em 1935, mudou-se para Paris, onde começou trabalhando no ateliê Schiaparelli. Em 1946, desenhou o figurino de Jean Cocteau, no filme "A Bela e a Fera". No ano seguinte, tornou-se responsável pelo ateliê Christian Dior.

 Logo passou a ser respeitado como um estilista de alta costura. Fundou sua própria "maison" em 1950. O estilista ficou conhecido por suas formas e motivos geométricos, seus ternos de astronauta e seu "look" futurista. Criou o "vestido bolha" em 1954. Desenhou também roupas unissex, muitas delas experimentais.

 Em 1959 criou uma coleção prêt-à-porter para a loja de departamentos "Printemps", motivo pelo qual chegou a ser expulso da conservadora Câmara Sindical de Alta Costura, sendo depois readmitido.


 O gênio criativo de Pierre Cardin, associado à sua capacidade empresarial, tornou-o uma lenda na indústria da moda. Por exemplo, foi o primeiro a considerar o Japão como grande mercado de moda, quando lá esteve em 1959.

 Em 1981, Cardin comprou os restaurantes Maxim?s, ampliando a rede com a abertura de filiais em Nova York, Londres e Pequim. A marca Cardin passou a representar um grande número de produtos, desde vinhos e bicicletas até artigos de casa e de perfumaria.

 Em 1979 Cardin fez um acordo comercial com a China para produzir as roupas de sua marca. Em 1991, tornou-se Embaixador da Boa Vontade da Unesco, ficando internacionalmente conhecido por suas ações na luta contra a Aids.

 Em janeiro de 2005, aos 82 anos, Pierre Cardin divulgou seus planos de aposentar-se. Para tal, colocou à venda seu império de moda e acessórios, por 500 milhões de dólares.


A linha do tempo

• Em 2003, Cardin convidou o conjunto de dança Lovzar, composto por crianças chechenas, para dançar em seu show musical Tristão e Isolda, apresentado em Moscou.

• Em 1981, Cardin adquiriu os restaurantes Maxim's e logo abriu unidades em Nova York, Londres e Beijing (1983). Cardin também tem produtos de comida sob o nome Maxim's.

• Cardin possui as ruínas do castelo em Lacoste, Vaucluse, antigamente habitado pelo Marquês de Sade. Ele renovou parcialmente o lugar e regularmente organiza festivais de teatro por lá.

• Pierre Cardin é mencionado na canção "Everyday Clothes" de Jonathan Richman.

Destaques da Semana:

DECORAÇÃO: Irmãos Fahrer lançam a Empório Fahrer

GASTRONOMIA: Barbosa & Marques indica queijos para preparar sanduíches

BELEZA: Elimine a pele ressecada causada pelo tempo seco